GANHE DINHEIRO REVENDENDO FOLHEADOS
|
domingo, 27 de outubro de 2013
GANHE DINHEIRO REVENDENDO FOLHEADOS
sábado, 26 de outubro de 2013
Enem,Candidato que tirar e postar fotos do Enem será eliminado, diz ministro
Mercadante e Luiz Claudio Costa deram as últimas
orientações para o Enem (Foto: Juliana Braga/G1)
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alertou nesta sexta-feira
(25) que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e
excluir os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que
usarem o celular dentro das salas de prova para publicar na internet
fotos e outras informações sobre o exame. "Não tentem postar imagem no
início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso",
afirmou Mercadante. O Enem será neste sábado (26) e domingo (27) para
mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos.orientações para o Enem (Foto: Juliana Braga/G1)
O ministro lembrou que em 2012 o MEC expulsou 65 candidatos que postaram nas redes sociais fotos do cartão de respostas e da sala de provas, mesmo que em nenhuma delas havia fotos das questões da prova. "Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento."
saiba mais
Segundo ele, se o candidato utilizou o celular depois que entrou no
local de prova, "ele cometeu infração, está prevista no edital e a
penalidade é perder o exame. Na hora que ele entrou ele desligar o
celular, vai colocar no saco qualquer equipamento eletrônico", afirmou.O governo nega, entretanto, que pratica a espionagem dos dados pessoais dos candidatos. "Nosso trabalho aqui não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom. E é uma razão republicana, preservar o exame. Não estamos espionando a vida de ninguém. Nós só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos." Mercadante diz que o monitoramento das redes sociais identifica apenas as informações divulgadas publicamente pelos candidatos e "não viola os direitos de quem quer que seja".
Recomendações
O ministro da Educação recomendou aos estudantes que eles tenham tranquilidade para fazer as provas neste fim de semana, mas que "prestem atenção nas recomendações que o MEC e o Inep estão fazendo para as provas de amanhã e domingo". Veja a seguir os cuidados que o ministro recomendou as candidatos:
Horário: "É muito importante os estudantes chegarem com antecedência, com tranquilidade, para não ter nenhum imprevisto, para a gente não ver aquelas cenas que ocorrem todos os anos daqueles que nao foram precavidos e chegaram atrasados", afirmou Mercadante. Os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília, e os candidatos que farão a prova em estados com fuso horário diferente devem ficar atentos ao horário local do Enem.
Fotos de cartões de respostas do Enem foram
postadas nas redes sociais (Foto: Reprodução)
Documentos: "A outra coisa que é indispensável é o
documento para fazer o exame", alertou. Segundo ele, todos os candidatos
devem apresentar um "documento oficial com fotografia" para poder ter
acesso à prova. Entre os documentos aceitos Mercadante citou o RG, a
carteira de ordem ou de um conselho de classe, desde que tenha validade,
o certificado de reservista, o passaporte, a carteira de trabalho, a
identidade funcional ou a identidade de estrangeiros, expedida pelo
Ministério de Relações Exteriores. Segundo o ministro, quem perdeu ou
teve os documentos furtados pode apresentar um Boletim de Ocorrência
expedido no máximo até 90 dias antes do Enem.postadas nas redes sociais (Foto: Reprodução)
Caderno de provas: Mercadante lembrou que os candidatos só poderão sair da sala de provas com o caderno do exame quando faltarem 30 minutos para o prazo final da prova. Ele lembrou ainda que só será permitido sair da sala duas horas após o início da prova. "Ele vai ter que ficar duas horas no mínimo para fazer a prova, e se ele quiser levar a prova, o caderno de questões, para fazer uma análise depois do exame, esó poderá levar faltando 30 minutos para o fim do exame."
Prova de redação: Ao ser questionado sobre as mudanças do edital em relação à prova de redação, o ministro afirmou que os candidatos "já receberam o Guia da Redação", que tem, segundo ele, "exemplos das boas práticas". Neste ano, a principal mudança é a maior rigidez com todas as formas de deboche identificadas pelos corretores, que a partir deste ano renderá ao candidato a nota zero. "Nós seremos bem rigorosos com essas questões."
Espero que [o trabalho de parto] seja depois do exame. Se
eventualmente acontecer no horário da prova, tomamos essas providências"
Aloizio Mercadante,
ministro da Educação
ministro da Educação
Imprevistos: Mercadante reiterou que o Ministério da Educação tem acompanhado de perto as condições climáticas e outros incidentes que possam afetar os locais de prova no fim de semana, como o incêndio que atingiu 250 casas na Zona Leste de Maceió na quarta-feira (23) e as chuvas na Região Sul. "Em todos os incidentes que tivermos até agora as providências foram tomadas e os candidatos foram avisados", explicou ele. Caso no sábado ou no domingo algum local de prova ficar inviabilizado para receber os candidatos do Enem, Mercadante disse que todos os candidatos alocados ali serão avisados e que o MEC oferecerá o transporte dessas pessoas a outro local de provas.
Sobre as provas
O Enem é feito em dois dias de provas e tem no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (26 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (27 de outubro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. Também nesse segundo dia é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição.
Neste ano estão inscritos 7.173.574 candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.
ENEM,VEJA COMO É CALCULADA A NOTA DO ENEM
Quem acerta todo o Enem não tira nota 1.000; entenda como é o cálculo
Metodologia usada na prova é adequada para exames em grande escala.
Na Teoria de Resposta ao Item, nota vê além do simples nº de acertos.
Mais de 7,1 milhões de estudantes farão neste sábado (26) e domingo (27) a maior edição Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um número recorde para concursos e vestibulares brasileiros. Porém, ao contrário dos processos seletivos tradicionais, as provas de múltipla escola do Enem são elaboradas segundo uma metodologia que vai além da simples soma de acertos das questões. Chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, a metodologia confunde muitos candidatos acostumados com outros vestibulares, mas é considerada pelos especialistas como a forma mais adequada de avaliar um grande número de estudantes.
saiba mais
Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o
aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é
possível). Por meio dessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as
45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma,
um candidato que erre todas as questões não acaba com a nota zero (ou,
no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos). Isso acontece,
segundo Tadeu da Ponte, professor do Insper, porque a nota não retrata o
desempenho individual do candidato, mas a posição que ele ocupou na
escala de proficiência onde todos os milhões de outros candidatos também
são incluídos.
Teoria de Resposta ao Ítem aponta quando aluno
acerta questão por acaso (Foto: Reprodução/
TV Globo)
"A nota 1.000 é como se fosse o infinito da escala, e ninguém vai ter
uma habilidade que nunca possa ser superada por outros", diz Tadeu, que
também é sócio-fundador da empresa de avaliação educacional Primeira
Escolha. Mesmo que todos os candidatos acertassem todas as questões,
explica ele, a nota média seria próxima de 1.000, mas a nota 1.000 é uma
meta jamais alcançável.acerta questão por acaso (Foto: Reprodução/
TV Globo)
Renato Júdice, professor e diretor acadêmico do Uno Internacional lembra que "as escalas de proficiências são como uma reta numérica, ou seja, os números representam posições". É por isso que, ao divulgar o resultado do Enem, o Ministério da Educação também informa as notas máxima e mínima de cada prova --são elas que indicam os candidatos mais proficientes e os menos proficientes.
Essa escala, segundo ele, é uma forma "poderosa" de avaliação do candidato, pois as diferentes posições na escala indicam os diferentes níveis de proficiência. Quanto mais próximo da nota mínima, menos se pode confiar que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova, assim como a previsão do tempo indica os diferentes níveis de frio e calor na escala Celsius.
As escalas de proficiências são como uma reta numérica, ou seja, os números representam posições"
Tadeu da Ponte,
professor do Insper
professor do Insper
Isso pode parecer injusto, a princípio, com alguém que tenha acertado muitas questões. Porém, o professor Tadeu afirma que, se um exame com 7 milhões de candidatos os avaliasse apenas na porcentagem de acertos nas 180 questões totais das provas, haveria um número muito grande de empates que colocariam no mesmo nível pessoas que, na realidade, apresentam proficiência diferente.
Para explicar essa diferença, ele dá como exemplo uma fita métrica marcada apenas como centímetros, que seria o vestibular tradicional, e outra, mais detalhada, que também mede os milímetros. Se a prova medisse a altura dos candidatos, com a primeira fita métrica haveria muitos deles empatados em 177 centímetros, por exemplo. Mas, usando a fita métrica com milímetros, seria possível perceber que alguns são mais altos que outros. "A TRI pega fita métrica de milímetros", explica Tadeu.
É impossível calcular a própria nota
Como o cálculo da nota de um aluno no exame não depende só de seus acertos, os candidatos do Enem reclamam que é impossível calcular sua própria nota comparando as respostas com o gabarito oficial e, quando chega o resultado, criticam o fato de colegas com números semelhantes de acertos terem recebido uma pontuação diferente.
"O Inep não quer contar quantas questões o aluno acerta, quer saber a competência do aluno em matemática, em linguagens, em várias áreas", afirma o professor Renato. Júdice explica que, além da quantidade de questões certas em relação ao total, o Enem também avalia quais questões o candidato acertou, quais questões ele errou e quais foram as respostas dos outros candidatos para as mesmas questões.
Para fazer isso, o Inep "calibra" todas as questões do Enem antes de elaborar as provas em eventos conhecidos como pré-teste, quando as questões são aplicadas a centenas de alunos e o resultado indica seu grau de dificuldade a partir da porcentagem de acertos. Quanto menos alunos acertarem a questão, mais difícil ela é.
Assim, o exame se torna "comparável". Isso quer dizer que é possível comparar notas de candidatos de uma edição do Enem com as notas de outras edições, porque o nível de todas as edições é similar.
O Inep não quer contar quantas questões o aluno acerta, quer saber a
competência do aluno em matemática, em linguagens, em várias áreas"
Renato Júdice,
diretor acadêmico do Uno Internacional
diretor acadêmico do Uno Internacional
De acordo com os especialistas em TRI, não é só o nível de dificuldade das questões certas que determina a pontuação recebida pelo aluno. O valor que ele recebe em cada acerto é definido segundo o perfil de erros e acertos do aluno em toda a prova. A Teoria de Resposta ao Item, explica Tadeu, usa um modelo estatístico para categorizar os candidatos de acordo com seu padrão de respostas nas 45 questões.
Se o candidato acerta apenas as questões consideradas fáceis no processo de calibragem e apenas uma questão considerada difícil, o modelo estatístico reconhece uma probabilidade de que ele a acertou por acaso, e não pode ter domínio daquela área do conhecimento. Por isso, não é possível dizer simplesmente que questões mais difíceis valem mais, porque o valor de cada questão depende do perfil de cada aluno. O modelo funciona, segundo os professores, porque, estatisticamente, os alunos que acertam mais questões consideradas difíceis também acertam questões mais fáceis.
Então, a nota final vai depender do perfil do aluno (seu padrão de respostas dentro da escala onde estão todos os outros alunos) e do perfil da questão que ele acerta (seu grau de dificuldade calculado a partir do índice de acerto de todos os alunos).
"Quando tenho um conjunto de respostas não de um só aluno, mas dos 7 milhões, eu pego esse conjunto de respostas e rodo um software específico, que usa um cálculo computacional, para tentar estimar, com esse padrão de respostas, qual é a nota de cada um", explica Renato Júdice. Segundo ele, a estimativa é feita em conjunto com um grupo como um todo, e leva em consideração o tipo de aluno e o tipo de questão, pois a metodologia permite conhecer cada questão que vai para a prova.
Tadeu da Ponte diz que a TRI consegue ser aplicada em provas que tenham a partir de 25 questões, aproximadamente. No caso do Enem, ele afirma que 45 questões em cada prova "é um número muito bom para fazer esse procedimento estatístico". O motivo, segundo ele, é o fato de o Enem avaliar um espectro muito amplo de estudantes, "mesmo um aluno com baixa proficiência até aluno que está entrando em medicina".
ESCALA DE NOTAS DO ENEM 2012 | ||
---|---|---|
PROVA | NOTA MÍNIMA | NOTA MÁXIMA |
Ciências humanas e suas tecnologias | 295,6 | 874,9 |
Ciências da natureza e suas tecnologias | 303,1 | 864,9 |
Linguagens e códigos e suas tecnologias | 295,2 | 817,9 |
Matemática e suas tecnologias | 277,2 | 955,2 |
Redação* | 0 | 1.000 |
Fonte: MEC/Inep *Como não usa a metodologia TRI, a prova de redação pode ter nota 0 ou 1.000 porque ela é calculada apenas com base no desempenho individual |
Ainda que o programa de computador consiga detectar a probabilidade de o candidato ter chutado determinada questão, ele ainda recebe pontos ao acertá-la, mesmo que por acaso. Não são tantos pontos quantos receberia outro aluno com padrão de acertos diferente, mas ainda assim o candidato não é penalizado por chutar.
"Deixar em branco é errar", afirma Tadeu. Ele explica que, ao chutar em uma questão que ele não sabe responder, o aluno tem 20% de chance de acertar. "Mas se eu deixar em branco tenho 100% de certeza que vou errar."
Mas, para quem pretende tentar identificar as questões difíceis na hora de fazer a prova, os dois professores recomendam evitar perder tempo nessa tarefa, e se dedicar exclusivamente a responder todas as questões o mais rápido possível, mas com concentração.
"Mais importante do que ficar tentando adivinhar o nível de dificuldade [de cada questão] é monitorar o tempo em cada questão. Se tem que gastar três minutos em cada questão, e eu tô gastando dez em uma questão, então está errado, e corro o risco de nem conseguir ler questões que sei responder", sugere Tadeu.
"Não adianta deixar as fáceis para depois, o aluno tem que estar bem preparado. O preventivo é o melhor remédio", diz Renato.
ENEM,Veja qual será o início das provas do Enem no horário local de cada estado
As provas da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enemx)
acontecem no próximo sábado (26) e domingo (27). Os portões dos mais de
15 mil locais de prova nos 1.661 municípios que receberão o exame
fecharão pontualmente às 13h do horário de Brasília. Neste ano, mais de
7,1 milhões de candidatos se inscreveram para a prova do MEC em todos os
estados do país.
Mas, por causa do fuso horário no território nacional e do horário de verão, que entrou em vigor neste domingo (20), é preciso consultar o horário local para não se confundir e acabar se atrasando e perdendo o Enem. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Veja abaixo o horário local de início das provas do Enem em cada estado:
Início às 11h: No Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima,
estados que agora estão duas horas atrás em relação a Brasília, os
portões vão fechar às 11 horas locais. Os candidatos poderão sair da
prova a partir das 13h locais sem o caderno de provas. Com o caderno, a
partir das 15h (sábado) e 16h (domingo). A prova terminará às 15h30 no
sábado e 16h30 no domingo, sempre no horário local.
Início às 12h: No Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), e nos estados do Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, os portões serão fechados às 12h do horário local, os alunos podem sair sem a prova a partir das 14h, com a prova às 16h no sábado e às 17h no domingo. A prova termina às 16h30 no horário local, sábado, e 17h30, no domingo.
O Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados que adotaram o horário de verão. Porém, como eles estão em outro fuso horário que o Distrito Federal, os dois estados continuam uma hora atrás do horário de Brasília. Já o Tocantins participou do horário de verão em 2012, mas neste ano os relógios não avançaram e, portanto, o estado está uma hora atrás do horário de Brasília até fevereiro.
Início às 13h: Para aqueles que farão as provas no Distrito Federal ou nos estados que estão no horário de verão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais), os portões serão fechados às 13h no horário local. Os candidatos poderão sair sem a prova às 15h, com a prova às 17h no sábado e 18 no domingo. A prova termina às 17h30 (sábado) e 18h30 (domingo).
Sobre a prova
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.
Já no domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Mas, por causa do fuso horário no território nacional e do horário de verão, que entrou em vigor neste domingo (20), é preciso consultar o horário local para não se confundir e acabar se atrasando e perdendo o Enem. Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.
Veja abaixo o horário local de início das provas do Enem em cada estado:
VEJA O HORÁRIO LOCAL DE CADA ETAPA DO ENEM NO SEU ESTADO |
|||||
---|---|---|---|---|---|
Estados |
Abertura dos portões |
Horário de início da prova |
Pode sair sem a prova |
Pode sair com a prova |
Horário de término da prova |
Acre |
10h |
11h |
13h |
15h (sáb) 16h (dom) |
15h30 (sáb) 16h30 (dom) |
Amazonas |
10h |
11h |
13h |
15h (sáb) 16h (dom) |
15h30 (sáb) 16h30 (dom) |
Rondônia |
10h |
11h |
13h |
15h (sáb) 16h (dom) |
15h30 (sáb) 16h30 (dom) |
Roraima |
10h |
11h |
13h |
15h (sáb) 16h (dom) |
15h30 (sáb) 16h30 (dom) |
Alagoas |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Amapá |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Bahia |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Ceará |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Maranhão |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Mato Grosso |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Mato Grosso do Sul |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Pará |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Paraíba |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Pernambuco |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Piauí |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Rio Grande do Norte |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Sergipe |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Tocantins |
11h |
12h |
14h |
16h (sáb) 17h (dom) |
16h30 (sáb) 17h30 (dom) |
Distrito Federal |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Espírito Santo |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Goiás |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Minas Gerais |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Paraná |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Rio de Janeiro |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Rio Grande do Sul |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Santa Catarina |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
São Paulo |
12h |
13h |
15h |
17h |
17h30 (sáb) 18h30 (dom) |
Fonte: Observatório Nacional/MCT e MEC/Inep |
Início às 12h: No Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), e nos estados do Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, os portões serão fechados às 12h do horário local, os alunos podem sair sem a prova a partir das 14h, com a prova às 16h no sábado e às 17h no domingo. A prova termina às 16h30 no horário local, sábado, e 17h30, no domingo.
O Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados que adotaram o horário de verão. Porém, como eles estão em outro fuso horário que o Distrito Federal, os dois estados continuam uma hora atrás do horário de Brasília. Já o Tocantins participou do horário de verão em 2012, mas neste ano os relógios não avançaram e, portanto, o estado está uma hora atrás do horário de Brasília até fevereiro.
Início às 13h: Para aqueles que farão as provas no Distrito Federal ou nos estados que estão no horário de verão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais), os portões serão fechados às 13h no horário local. Os candidatos poderão sair sem a prova às 15h, com a prova às 17h no sábado e 18 no domingo. A prova termina às 17h30 (sábado) e 18h30 (domingo).
Sobre a prova
As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.
Já no domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
ENEM,Maior Enem da história começa neste sábado com mais rigor na segurança
Portões dos 15 mil locais de prova fecham às 13h, pelo horário de Brasília.
G1 terá programa ao vivo e correção das provas feita por professores.
Maior Enem da história começa neste sábado com mais rigor na segurança
Portões dos 15 mil locais de prova fecham às 13h, pelo horário de Brasília.
G1 terá programa ao vivo e correção das provas feita por professores.
Do G1, em São Paulo
20 comentários
Neste sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, em 5h30 de duração.
G1 terá programa ao vivo
Uma hora após o término das provas, o G1 terá programa em vídeo ao vivo com professores do Curso de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o exame. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas.
Candidatos do Enem poderão enviar perguntas e comentários pelo Twitter usando a hashtag #G1noEnem.
Também depois do término das provas, o G1 vai trazer a resolução extra-oficial de cada uma das questões do Enem feita por professores dos cursinhos Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas (SP).
Portões fecham às 13h (de Brasília)
Os portões dos mais de 15 mil locais de prova pelo país o exame fecharão pontualmente às 13h (do horário de Brasília). Por causa do fuso horário no território nacional é preciso consultar o horário local para não se confundir e perder o exame. Quem não entrar até o fechamento não poderá fazer a prova.
VEJA HORÁRIO DO INÍCIO DAS PROVAS EM CADA ESTADO
saiba mais
Para fazer as provas o candidato deve usar somente caneta preta feita
de material transparente. O uso de canetas de outras cores, bem como
lápis, lapiseira e borracha não são permitidos, por isso os estudantes
não devem levar esses objetos.Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Os erros do passado fizeram com que o Ministério da Educação fechasse o cerco na segurança da prova aplicada em 1.661 municípios. Todos os 64 mil malotes de provas terão lacres eletrônicos e GPS.
O uso de relógios, telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos está proibido. Quem fizer fotos do exame e postar nas redes sociais será eliminado. O MEC vai acompanhar as redes sociais durante todo o exame. No ano passado, 65 candidatos foram eliminados por publicarem em redes sociais fotos de suas provas e de seus cartões de resposta.
Enem 2013 tem mais de 7,1 milhões de inscritos e é o maior vestibular do Brasil (Foto: G1)
Vestibular, intercâmbio, certificado do ensino médio...Os mais de 15 mil locais de provas pelo Brasil receberão candidatos que decidiram se inscrever para o Enem pelos mais diversos motivos. Além dos alunos que estão concluindo o ensino médio e farão a prova de olho em uma vaga do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou se algum vestibular que use a nota do Enem para selecionar seus calouros, há também os estudantes oriundos de escola pública interessados em concorrer a bolsas de estudo em instituições particulares que aderiram ao Programa Universidade para Todos.
Alunos de redes particulares também farão o Enem para financiar seus estudos universitários, nesse caso usando o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Outros milhares de universitários de todo o país farão o exame neste fim de semana para poderem participar do programa Ciência sem Fronteiras e cursar parte de sua graduação no exterior, já que, a partir de 2013, o Enem se tornou obrigatório para selecionar esses bolsistas.
Além dos adolescentes e jovens, mais de 738 mil adultos de todas as idades também estão entre os candidatos da prova do MEC. O objetivo destes estudantes que não conseguiram se formar na idade certa é conquistar o certificado de conclusão do ensino médio. Outros, já formados, decidiram mudar de carreira e voltar à sala de aula, dessa vez na condição de vestibulandos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.
Entre os mais de 7,1 milhões de inscritos, dezenas de milhares solicitaram atendimento especial para fazer as provas, como impressão das questões em letras grandes ou, para candidatos com baixa visão, a presença de um intérprete de Libras, para os estudantes surdos, ou de um ledor, para candidatos cegos, instalações físicas adequadas para quem tem dificuldade de locomoção, uma sala especial de amamentação para mães lactantes e o acompanhamento de candidatas atualmente na reta final de gravidez, caso entrem em trabalho de parto durante as provas. Veja, na página especial do Enem 2013 no G1, histórias de quem vai fazer as provas.
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.
Ônibus de viajem cai no córrego dos Bagres em franca veja as fotos que tirei
Na manhã deste sábado 26/10 um ônibus caiu no córrego dos Bagres. Ainda não há informações sobre feridos e as causas dos acidente.
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Elenco pede, e diretoria corintiana resolve manter Tite no comando
Técnico ficará no cargo até o fim do seu contrato, em dezembro, com a missão de evitar o rebaixamento e conquistar a Copa do Brasil
Tite vem sofrendo pressão, mas segue no comando
da equipe (Foto: Beto Martins / Agência estado)
Depois de uma demorada reunião no CT Joaquim Grava, nesta quinta-feira,
e diante do pedido do elenco, a diretoria do Corinthians decidiu manter
o técnico Tite
no cargo. Apesar da pressão externa por conta das últimas atuações e
dos resultados ruins, houve o entendimento de que o melhor para a equipe
é que o treinador permaneça no posto até o fim de seu contrato, em
dezembro. A luta é pelo título da Copa do Brasil (a equipe está nas
quartas de final, contra o Grêmio) e para que o rebaixamento no
Brasileiro seja evitado. Depois disso, Tite deve deixar o clube.da equipe (Foto: Beto Martins / Agência estado)
O diretor-adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves, afirmou, depois de mais de três horas de reunião, que o treinador segue.
- Ele não sai. Continua - afirmou.
O técnico vem sendo contestado pela queda de produção da equipe. Antes apontado como um dos favoritos ao título brasileiro, o atual campeão mundial agora vê a zona do rebaixamento se aproximando. O time tem 37 pontos, cinco a mais que o Criciúma, 17º colocado. Faltam nove rodadas para o fim, e a projeção dos matemáticos é de que são necessários 48 pontos para afastar o fantasma da degola.
Acostumado a festejar títulos, o torcedor corintiano se incomodou com o fato de o time ter vencido apenas oito partidas em 29 rodadas do Brasileirão, além de ter empatado 13 vezes, sendo oito destas partidas pelo placar de 0 a 0 - o time não marca há quatro rodadas.
Em 29 rodadas no Brasileirão, o Corinthians só balançou mais vezes as redes adversárias do que o lanterna Náutico: foram só 22 gols. O excesso de desfalques tem prejudicado o treinador. Renato Augusto e Guilherme passaram muito mais tempo no departamento médico do que em campo. Alexandre Pato e Paolo Guerreiro têm sido convocados para as seleções brasileira e peruana. Peças de reposição, como Maldonado e Ibson, não funcionam e vêm tendo atuações contestadas.
Esta é a segunda passagem de Tite pelo Corinthians (a primeira tinha sido entre 2004 e 2005). Independentemente da pressão recente da torcida, ele já é um dos técnicos mais vencedores dos 103 anos do clube. Contratado em 2010, ele contou com a compreensão da diretoria, mais especificamente do então presidente Andrés Sanchez, que o manteve no cargo mesmo sendo eliminado na primeira fase Libertadores da América, em 2011, ao perder para o Tolima, da Colômbia. A aposta deu certo. Depois daquele episódio, Tite ganhou cinco títulos: Brasileiro (2011), Libertadores e Mundial (2012), Paulista e Recopa (2013).
Tite é demitido do Corinthians, segundo colunista
O colunista do Diário de S. Paulo Jorge Nicole informa que, após ligação recebida de alguém do CT do Parque Ecológico, obteve a informação de que o técnico Tite acaba de ser demitido do Sport Clube Corinthians Paulista. Segundo ele, Mano Menezes é o nome preferido pela diretoria para substituir o técnico campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes pelo time paulistano.
Feliciano: aprovado projeto que autoriza igrejas a vetar gays
O
presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Marco
Feliciano, após reunião de líderes partidários no gabinete da
presidência da Câmara dos Deputados
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), designado por Feliciano como relator, foi o responsável pelo parecer favorável. Para ele as organizações têm o direito de definir suas próprias regras de funcionamento e que a participação nelas deve ser limitada a quem concorda com suas doutrinas.
Como próximo passo, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir a plenário e ao Senado.
sábado, 12 de outubro de 2013
Hino Oficial à Nossa Senhora Aparecida
Hino Oficial à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, pelas
Meninas Cantoras de Petrópolis. Programa transmitido pela Rede Aparecida
de TV
Assinar:
Postagens (Atom)