O infligir dos direitos autorais de uma pessoa, compreende-se por
prática de plágio. Neste contexto, a utilização de qualquer material,
ideia ou frase de um autor publicada sem sua permissão, dando a ideia de
ser fruto do pensamento de outro indivíduo, caracteriza-se por; má fé,
fraude e portanto, plágio. Com o advento de novas tecnologias
exteriorizadas à partir do séculos XX e XXI, principalmente pela
Internet em sua universalização, fica cada vez mais comum a preocupação
com o plágio, seja acadêmico, como para outros fins, já que se tornou
muito fácil o acesso a diversas obras em pouco tempo e sem custos à
diversos públicos em suas respectivas faixas etárias, além de canais
especializados em fraudes acadêmicas, que oferecem seus serviços por
remunerações financeiras. Uma evidência da preocupação quanto ao plágio,
é o afunilamento das penalidades explícitas nas leis contra crimes
autorais, como também ações cada vez mais firmes por parte das
instituições educacionais.
Uma tecnologia cada vez mais inovadora
embevece também a Educação. Hoje cada vez mais populariza-se a Educação a
Distância, e com este novo mecanismo, a relação educador e educando
passa a ser mediada em particular pela aparelhagem tecnológica, ou seja,
a autonomia dos agentes do processo ensino-aprendizagem é mais volátil,
mais leve e mais dinâmico, o que pode levar alguns a relaxarem quanto
suas responsabilidades acadêmicas, e assim, oferecer fatores que poderão
facilitar o uso do plágio. Outro aspecto, é a existente falta de
domínio dos meios tecnológicos por parte, principalmente de alguns
educadores, o que também pode ser um outro meio facilitador ao plágio.
Sendo assim, o combate ao plágio não é algo tão simples quando, por
exemplo, falamos de Educação a Distância. A conscientização do educando é
um fator primordial, como também a do educador em não facilitar o
plágio, e além disto, buscar mecanismos para inibir tais ações
fraudulentas.
A ABNT (Associação de Normas Técnicas) oferece
requisitos que devem ser seguidos quanto a legitimação de um texto
acadêmico, por exemplo. Sendo assim, o educador a partir desses
requisitos poderá identificar possíveis plágios. A falta de referências e
citações pode ser um indício de plágio, a falta de harmonia textual
pode também ser uma outra evidência, portanto, o educador deve se propor
analisar o texto de forma pormenorizada, pois, o próprio texto já em
sua superfície poderá dar sinais de plágio. Outro meio muito utilizado
são os softwares próprios a busca de plágios; cada vez mais avançados,
esses programas são mecanismos que podem auxiliar ao educador, pois,
além de ser bem prático quanto ao uso, podem ser adquiridos sem custo
através se sites na Internet.
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