Ator e diretor vai contar, no cinema, a história de Siluandra Scheffer, que lançou um livro sobre sua luta contra a balança e o bullying na adolescência
Siluandra Scheffer no antes e depois: a história dos 30kg perdidos virou livro e agora será tema de filme
Gorda, humilhada e infeliz. A história de Siluandra Scheffer poderia
ser a de inúmeras mulheres que lutam diariamente para se encaixar nos
padrões de beleza. Muitas, no entanto, desistem no meio do caminho e
voltam ao ciclo que as colocaram à margem do que é "admirável".
Após perder 30 kg, Siluandra realizou o sonho
de se tornar miss de sua cidade
(Foto: Divulgação)
Mas Siluandra não desistiu. Com força de vontade e objetivos claros, a
esteticista - que nasceu em uma família pobre de Palhoça, no interior de
Santa Catarina - não só inverteu o jogo como tornou-se musa de Márcio
Garcia. Após perder 30kg e escrever um livro - "Diário de uma
ex-gordinha" -, Siluandra verá sua trajetória chegar à telas de cinema. A
história de superação será adaptada pelo ator e diretor. "Se alguém me
dissesse que tudo isso aconteceria na minha vida, diria que estava de
brincadeira. Sou um milagre", emociona-se.de se tornar miss de sua cidade
(Foto: Divulgação)
Quando pequena, Siluandra sempre foi magra. E muito, muito, pobrezinha. Na casa em que dividia com os irmãos e os pais - um motorista de ônibus e uma doméstica - pão caseiro era a base das refeições. Carne? Raramente. Refrigerante, só em festinhas. "Só fui saber o que era um restaurante aos 15 anos, quando comecei a trabalhar em um shopping", recorda.
O primeiro emprego foi em uma loja de doces. E ali Siluandra começou a ver os ponteiros da balança subirem. De 50kg logo pulou para os 67kg. "Meus colegas de trabalho me humilhavam, mas eu não parava de comer", diz ela. Nessa fase, a jovem teve o primeiro namorado e começou a trabalhar em uma loja de roupas. Chegou aos 80kg: "Sexo era só de luz apagada!".
Aos 17 anos, Siluandra parou de se pesar. Os 80kg ficaram para trás, mas ela sabia que já havia engordado muito mais. Foi aí que sua gerente a chamou para uma conversa e assinou sua demissão, alegando que ela "não servia como vitrine para o produto que vendia": "Eu era obesa, tinha dentes tortos, uma postura horrorosa e minha única proecupação era saber o que comeria durante o dia".
Ao relatar o ocorrido para a mãe, decidiu que jamais seria achincalhada outra vez. Por conta própria diminuiu a quantidade de comida que ingeria. Não sabia nada sobre nutrição, não tinha dinheiro para médicos ou academia, mas persistiu. "Chorava muito e desenvolvi um método. Comia sozinha no meu quarto para não ver a comida", revela.
Logo de cara Siluandra perdeu 8kg. Sentiu-se mais segura e decidiu entrar em um concurso de miss. Nem chegou às seletivas. Mas, tinhosa, continuou no propósito de ser magra e ícone de beleza. Com 19kg a menos, implorou e conseguiu participar de mais um concurso. Foi eleita Miss Palhoça: "Chorei tanto nesse dia...".
Hoje, aos 34 anos, 59kg em 1,66m, Siluandra tem um cardápio superdisciplinado, sem glúten e lactose, com muitas frutas, legumes, verduras e claras de ovos. "Não radicalizo. Não é uma dieta. É um estilo de vida saudável, com duas horas de exercícios por dia, seis vezes por semana. Sou melhor do que era há 20 anos", orgulha-se ela, que sonha com Paolla Oliveira incorporando o seu papel: "Só não sei se ela toparia engordar 30kg. Mas se quiser, a ajudo a perder depois".
Nenhum comentário:
Postar um comentário