“Oi Paula…
Adorei ler os seus textos, me interessa bastante!
Estou comprando dois aparelhos auditivos da Siemens, tenho perda profunda nos dois ouvidos. Quero saber se vc conhece o sr. “X” que fica na Barra da Tijuca, pois estou desconfiada de que ele está me passando pra trás. Já paguei à vista dois aparelhos auditivos por causa da promoção que vi na revista “O Globo” (quem comprasse o par, o segundo aparelho teria 50%, aproveitei o preço e paguei á vista). Foram encomendados os dois aparelhos micro-canal.
Adorei ler os seus textos, me interessa bastante!
Estou comprando dois aparelhos auditivos da Siemens, tenho perda profunda nos dois ouvidos. Quero saber se vc conhece o sr. “X” que fica na Barra da Tijuca, pois estou desconfiada de que ele está me passando pra trás. Já paguei à vista dois aparelhos auditivos por causa da promoção que vi na revista “O Globo” (quem comprasse o par, o segundo aparelho teria 50%, aproveitei o preço e paguei á vista). Foram encomendados os dois aparelhos micro-canal.
Levou 25 dias pra chegar. Diz ele que
chegaria antes de 15 dias, marcou na terça feira, quando foi o dia,
tentei ligar antes de ir, falei com a secretária dele, não sabia se era
pra eu ir, ficou de dar retorno, fiquei esperando por uma hora, liguei
de novo, e pediu pra eu esperar mais um pouco. Resolvi ir no escritório
dele, e o sr.”X” não estava lá, liguei na mesma hora pra ele no
escritório dele, disse que estava no centro, e atendendo cliente e que
não deu tempo, e combinou de vir na minha casa às 17 horas e nada de ele
comparecer. Liguei brava, e ele sempre dando desculpas, marcou outro
dia pra eu ir no escritório. Fui no outro dia, a fono e o sr.”X” estavam
me esperando.
Veio a fono me atender, fez audiometria e
disse que os aparelhos micro-canal não vieram, pois lá em São Paulo
falaram que aquele micro canal não era adequado para mim. Vieram dois
aparelhos que parecem o mini retroauricular com o fio fino. Reclamei que
aquele seriam mais caros, e disseram que não e aquele mini retro é mais
caro que o micro canal. Experimentei os dois, estavam baixos, não tinha
como aumentar mais. O ganho dele vai até 45 decibéis e reclamei que eu
precisava de 90 decibéis, por isto que os aparelhos estavam fracos e
não eram adequados para mim.
Fiquei com muita raiva! E disse que eu
tinha que usar o retroauricular, sendo que não é mais moderno que os
outros e ficaria mais caro também que os outros? Eu acho que ele nem
encomendou os aparelhos, e que aqueles que estavam lá, eram dos clientes
dele, fez isto só pra me enrolar mais. Vou fazer ele devolver o
dinheiro, perdi a confiança nele e nem a fonoaudióloga foi sincera
comigo. Por favor, me ajuda, se você conhece ele e se ele já fez com
você também ou fez com os outros clientes, me diga com urgência.
Obrigada!”
A caráter informativo, eu repasso para a Siemens todo e qualquer email com reclamações sobre revendas que chega até a mim em função do Crônicas da Surdez. No caso acima, fui informada de que o sr.”X” não é mais revendedor Siemens no Rio de Janeiro.
Abaixo, alguns conselhos que dou quando as pessoas vêm me perguntar sobre o que devem saber antes de comprar aparelhos auditivos!
-
Informe-se sobre os tipos de aparelhos auditivos existentes e sobre qual deles é indicado para qual tipo de perda auditiva. Micro-canal não é indicado para perdas profundas.
-
Acesse o site da marca que você quer comprar e descubra quem é o revendedor autorizado.
-
Faça pesquisa de marcas e preços e já vá para a consulta tendo uma idéia de quanto custa e como funciona cada tipo de aparelho.
-
Peça referências para amigos e conhecidos a respeito da revenda com a qual você quer fechar negócio antes de fazê-lo – o mesmo vale para o profissional de fonoaudiologia que lhe atender.
-
Faça todas as perguntas possíveis sobre sua perda auditiva para seu fonoaudiólogo ANTES de pensar em comprar aparelho auditivo. Informação é o cerne da questão aqui.
-
Médicos NÃO PODEM indicar marcas/revendas de aparelhos auditivos ou qualquer tipo de prótese, isso é anti-ético. Denuncie para o Conselho Federal de Medicina este tipo de prática. Médicos que fazem isso só fazem pois vão ganhar uma porcentagem da venda do AASI.
-
Barganhe, porque não? Especialmente para pagamentos à vista!! Peça uma caixa de pilhas de brinde, por exemplo.
-
Exija nota fiscal detalhada e tenha certeza de que se trata de nota fiscal verdadeira e não mero recibo, que não tem validade legal/jurídica.
-
Aparelhos auditivos duram longos anos e não existe essa história de, um ano depois da compra de um AASI, ele “não servir mais para você”.
-
Você tem o direito de regular o som dos seus AASI quantas vezes sentir necessidade, e isso está embutido no preço que você paga por eles. Não aceite tratamento ruim após o pagamento, pois a jornada é longa até você se adaptar aos AASI e chegar a um som confortável.
-
Não compre um aparelho que mal atende a sua perda auditiva só porque ele é ‘discreto’, pois em pouco tempo sua perda pode progredir e aí sim você não vai mais fazer uso do ‘discreto’ e precisará de um mais potente. Particularmente, tenho pavor de fonos que insistem no fator ‘discrição’ ao tentar vender aparelhos auditivos. O que interessa é saúde auditiva, e não se alguém vai ver que você usa aparelhos.
-
Busque revendas autorizadas para não correr o risco de comprar aparelhos de segunda mão pagando o preço de um aparelho novo. Abra o olho!!!
-
É seu direito e seu dever fazer um test-drive de no mínimo 1 semana com o aparelho em casa antes de se decidir.
Se alguém quiser complementar os conselhos, por favor, o faça nos comentários. E quem já tiver passado por esse tipo de situação, compartilhe os detalhes conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário