Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

REDAÇÃO: A redução da maioridade penal no Brasil

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgv0sfTLbhFWHSkiySdSObQ9inIWYfAIY2FNW_X7yQU9JPAy9sdTK0TVdr8rdAQwxtFpkiRamvsN9tNSyALz_qqwG-ebZUzjJIsta2AIo_XOBKTPyYJFgyfBSR9IJ41qzstFmglIxmtv4E/s1600/maioridade_1.jpg

A redução da maioridade penal é um projeto de lei que tramita no senado brasileiro, visando reduzir a maioridade dos 18 para os 16 anos. Por ter muitos casos de envolvimento dos adolescentes em crimes, muitos deles hediondos. Os defensores dessa proposta sentem-se revoltados com tanta violência causa- das pelos menores relatadas pela mídia. Com razão, é uma lástima essa situação corrente. Mas eles esquecem que devemos focar nas causas e não nos sintomas evidentes. Pensar em reduzir a maioridade sem antes pensar em como reabilitar esses jovens, é de imediato declarar um fracasso. Pelas precárias condições que os presí- dios brasileiro se encontram, o esperado é que esses menores quando soltos se tor- nem maiores infratores. Por falta de competência da classe politica responsáveis pela gerencia de um bom sistema prisional, eles se tornam numa verdadeira escola de bandidos. Antes de lançar toda culpa nos adolescentes, deveríamos buscar entender os motivos que os levaram ao crime, seja pela falta de escolas que pregam um bom en- sino, seja por influencias familiares ou de amigos, ou para manter vícios de drogas entre outros. Os governantes devem ampliar os programas a esses menores, como o pró-jovem, as escolinhas de futebol, para que incentivem os jovens a buscar um bom futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário