Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

terça-feira, 7 de maio de 2013

correção redação

correção redação

 https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTJpiczXoAMEeW-4N57EnG09vQt0xx2NWT45f7XimK-uBiEfbcQ5QO casal Ronald Munk e Priscilla Celeste acusa um funcionário da concessionária BMW de racismo contra o filho negro de apenas sete anos. Os dois criaram uma página no Facebook para denunciar o episódio, que, segundo eles, ocorreu no último dia 12 de janeiro em uma loja na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Na rede social, Priscilla relata que o vendedor expulsou o menino, que foi adotado pelo casal, sem saber que o garoto era filho do casal. De acordo com a professora, o funcionário ainda se justificou ao marido dela dizendo “eles pedem dinheiro e incomodam os clientes”.

— Estávamos conversando com ele [o vendedor], quando nosso filho se aproximou de nós. O gerente voltou-se imediatamente para ele e, sem pestanejar, mandou que ele se retirasse da loja, dizendo que ali não era lugar para ele: "você não pode ficar aqui dentro. Aqui não é lugar para você. Saia da loja." Nosso filho ficou olhando para ele, sem compreender o que estava acontecendo.

Indignados, Priscila e Ronald enviaram um email à concessionária para relatar o ocorrido. No texto, eles incluíram a transcrição da Lei Federal 7.716, que regulamenta os crimes de discriminação e preconceito racial. No entanto, segundo Priscilla, o pedido de desculpas só veio uma semana depois.
— Somente uma semana depois do ocorrido recebemos um e-mail do dono da concessionária, desculpando-se, qualificando a atitude de seu gerente como “mal-entendido” e justificando-a como reação natural de um funcionário que vê um menor desacompanhado em sua loja.

A resposta da concessionária revoltou o casal. Por isso, eles criaram a comunidade “Preconceito racial não é mal-entendido” no Facebook. Até as 15h30 desta quarta-feira (23), mais de quase 12 mil internautas haviam “curtido” a página no site de relacionamentos.

— O fato de o gerente de vendas não ter percebido que o menino era nosso filho e sua conclusão imediata de que um menino negro, aparentemente sozinho, dentro de uma concessionária BMW, seria um menor desacompanhado e sua atitude de colocá-lo para fora da loja não constituem, em hipótese alguma, um mal-entendido. Trata-se de preconceito de raça, sem qualquer possibilidade de outra interpretação.




Com base na leitura da coletânea, redija um texto argumentativo discutindo a seguinte questão-tema:
O gesto do vendedor da loja de carros de luxo, no Rio de Janeiro:
Mal-entendido?Preconceito de raça? Outras formas de interpretações?






(REDAÇÃO TRANSCRITA DO MEU RASCUNHO DO CADERNO DE PROVAS)

Assistimos perplexos à cena descrita na matéria veiculada por vários canais da mídia onde uma criança é vítima de discriminação racial por um vendedor de carros importados e onde mais uma vez flagramos a estupidez humana e vemos que o preconceito ainda existe em pleno século XXI.
A rotina do vendedor naquele dia foi diferente, pois o “normal” seria o atendimento às pessoas vestidas com roupas de marcas famosas e gordos contracheques. Ele não poderia (ou não quis) imaginar que um casal branco adotaria um filho negro. Puro preconceito enraizado na sua cultura de que o negro não teria condições financeiras de adquirir bens caros. A atitude do distinto vendedor foi totalmente tomada por sentimento preconceituoso e egoísta. Foi rápido demais nos seus julgamentos em achar que aquela inocente criança estaria ali como muitas que não tiveram a mesma sorte de nascer em lares mais abastados e que vivem às margens das oportunidades. Tudo indica que situações iguais já haviam acontecido na referida loja, pois o mesmo de pronto responde que “ eles pedem dinheiro e atrapalham as vendas”.
Conclui-se então, dessa forma, que este ato é totalmente reprovável para a maioria das pessoas e que, se possível, haja penalidades além das que já existem e que sirva de exemplo aos demais, mostrando que diferentes em cor de pele, somos iguais em direitos e garantias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário