Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TEMA: Os desafios da família contemporânea: uma instituição em permanente mudança

Mudanças necessárias

O papel que a família desempenha sempre foi e será de extrema importância para o desenvolvimento de um ser. Porém, muitas perdem esse papel por conta da negligência de muitos pais que colocam outras prioridades em suas vidas, como o sucesso profissional. Por consequência disso, vários transtornos acontecem na vida de crianças e adolescentes.
A sociedade atual possui como característica marcante os constantes atos hediondos. Por razão disso, é extremamente importante que os pais estejam sempre em contato com o seus filhos. Uma vez perdido essa relação mútua, caminhos errados serão tomados.

Pais que se matem fora do contato com crianças e adolescentes são crescentes na contemporaneidade. Muitas vezes isso ocorre em virtude de longas jornadas de trabalho que acarretam para que seus filhos fiquem sozinhos em suas residências. Com isso, sem a supervisão de sua conduta as crianças passam a ter contato com drogas e a violência.

Os avanços tecnológicos, como a internet, por um lado aproxima as pessoas, por outro as distancia. Através de mensagens instantâneas pais e filhos se comunicam, na maioria das vezes, e, deste modo, para que os mesmos hajam sem terem limites estabelecidos.

Fica evidente, portanto, que os laços familiares perdidos sejam resgatados. Para isso os pais devem manter constantemente o diálogo com seus filhos transmitindo os seus saberes adquiridos. Deste modo, assuntos vistos como tabus como a sexualidade, drogas,violência, entre outros devem ser esclarecidos e , deste modo, as crianças e adolescentes possam discernir o bem do mal.
Voltar ao Topo

9 comentários:

  1. Parabéns, ótimo texto sobre familia! Creio muito na educação religiosa no seio da familia, como referencia absoluta dos valores morais e espirituais no desenvolvimento familiar. Deus o criador , instituiu a familia com um proposito especial, nao somente para procriação e simplesmente para existirmos sem razão, a bíblia nos revela o verdadeiro proposito da familia.

    ResponderExcluir
  2. o texto não está ruim,porém apenas tangenciou o tema

    ResponderExcluir
  3. o texto não está ruim,porém apenas tangenciou o tema

    ResponderExcluir
  4. O TEXTO AINDA NÃO ESTA NO PROPOSITO DE ONDE QUERO CHEGAR.

    ResponderExcluir