Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

domingo, 1 de setembro de 2013

Como a impressora 3D salvou a vida de um bebê

Muito tem se falado sobre a revolução que será causada pelas impressoras 3D, e essa história é um bom exemplo disso. Com apenas seis semanas de vida, Kaiba começou apresentando dificuldades em respirar. April e Bryan Gionfriddo, os pais, se assustavam a cada vez em que percebiam que o bebê sofria para conseguir respirar.
Aos dois meses, chegou a confirmação: Kaiba sofria de um problema no aparelho respiratório, mais propriamente na traqueia (traqueobroncomalácia), que impedia o ar de chegar aos pulmões. Internado em um hospital no Michigan, Estados Unidos, ele tinha dificuldade em se alimentar e deixava de respirar todos os dias, sendo constantemente reanimado. Kaiba tinha pouca esperança de vida e os pais, alertados para o fato, recorriam à fé.
KaibaImpressora1
KaibaImpressora2
“Alguns dos médicos disseram que havia uma boa chance de ele não sair do hospital”.
KaibaImpressora3
“Foi a coisa mais devastadora que um pai alguma vez poderia ouvir”.
KaibaImpressora4
“É bastante raro, cerca de 1 em 2200 crianças tem traqueobroncomalácia”
Mas foi da Universidade local que veio a esperança: uma nova prótese, criada a partir da tecnologia de impressão em 3D, podia salvar a vida de Kaiba, criando condições para ele respirar novamente. Foi isso que aconteceu graças ao trabalho do investigador, professor e médico Glenn Green, em conjunto com um especialista de engenharia biomédica, Scott Hollister.
O engenho funciona como uma tala para manter aberta a região da traqueia, o que permitiu operar o bebê. Além disso, não há necessidade de remoção, visto que ele é absorvido pelo corpo, devido aos materiais utilizados.
KaibaImpressora5
KaibaImpressora6
KaibaImpressora7
“Esta é a primeira vez que este procedimento é feito em todo o mundo”.
KaibaImpressora8
“Em uma situação de emergência, não havia outro tratamento disponível”.
KaibaImpressora9
Gleen Green: “Kaiba foi trazido para a sala de operações”.
KaibaImpressora10
“Foi maravilhoso”.
KaibaImpressora11
April Gionfriddo: “e foi capaz de salvar a vida do nosso filho”.
Ponto para o avanço da tecnologia e para as boas mudanças que ela pode trazer para nossas vidas.
Texto e fotos: hypeness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário