Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

domingo, 1 de setembro de 2013

A Mulher do Século XXI

Tema da semana: A Mulher do Século XXI

Texto motivador I

"O dia 8 de março é lembrado pela luta das mulheres em defesa de seus direitos. Sabemos que o evento ocorrido no dia 8 de março de 1857 foi terrível e não deveria trazer nenhuma lembrança agradável para qualquer ser humano, mulher ou homem. Entretanto não se trata de celebrar este dia e nem de dar parabéns às mulheres, mas abraçá-las por suas conquistas e sua contribuição efetiva na construção de uma nova sociedade.
Ouvi esta semana uma frase que tornou-se sabedoria popular e já não é possível recorrer à sua autoria: “As mulheres fazem lares e os homens fazem guerra”. Esta constatação enfatiza o quanto a presença feminina no mundo público do trabalho e da política é importante. As mulheres esforçam-se por construir e preservar os ambientes. Sim, não é para negar: as mulheres carregam consigo o Dom do cuidado e ele é essencial para a humanidade. Não significa que sejam as responsáveis solitárias pelo trabalho de cuidar, mas que o seu pensamento se detém neste aspecto e nesta necessidade para a vida humana."

Texto motivador II

"Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. Mas do que se trata o papel social? Segundo a Sociologia, trata-se das funções e atividades exercidas pelo indivíduo em sociedade, principalmente ao desempenhar suas relações sociais ao viver em grupo. A vida social pressupõe expectativas de comportamentos entre os indivíduos, e dos indivíduos consigo mesmos. Essas funções e esses padrões comportamentais variam conforme diversos fatores, como classe social, posição na divisão social do trabalho, grau de instrução, credo religioso e, principalmente, segundo o sexo. Dessa forma, as questões de gênero dizem respeito às relações sociais e aos papéis sociais desempenhados conforme o sexo do indivíduo, sendo o papel da mulher o mais estudado e discutido dentro dessa temática, haja vista a desigualdade sexual existente com prejuízo para a figura feminina. Assim, enquanto o sexo da pessoa está ligado ao aspecto biológico, o gênero (ou seja, a feminilidade ou masculinidade enquanto comportamentos e identidade) trata-se de uma construção cultural, fruto da vida em sociedade. Em outras palavras, as coisas de menino e de menina, de homem e de mulher, podem variar temporal e historicamente, de cultura em cultura, conforme convenções elaboradas socialmente."

Texto motivador III

"Muito recentemente, a propaganda de televisão de uma grande marca mundial de automóveis tentava vender seu produto ilustrando a mudança do papel social da mulher. Uma jovem com trajes de executiva chegava em casa após um dia de trabalho e cumprimentava seu marido, o qual estava ocupado preparando a refeição da família. Para surpresa desse homem, que “comandava” a cozinha e cuidava de suas filhas, sua esposa o presentearia com um carro novo. A partir dessa cena, rapidamente aqui descrita, pode surgir a seguinte pergunta: esse comercial faria sentido décadas atrás? Certamente que não. Contudo, essa resposta carece de uma explicação menos simplista, e requer uma maior compreensão do que se chama de questões de gênero e papéis sociais."

Texto motivador IV

"A participação de mulheres no mercado de trabalho vem crescendo, mas os números de cargos de liderança ainda são baixos. Pesquisas apontam que das 100 maiores empresas atualmente apenas 5% são dirigidas por mulheres. Isso parece muito pouco se pensarmos que hoje 200 milhões de brasileiros são chefiados por uma presidenta, a primeira mulher a ocupar o cargo na história do país. Sendo assim, qual será a maior barreira que as mulheres enfrentam para chegar a posições de comando dentro de uma empresa?
Para responder a essa pergunta, a Trabalhando.com Brasil realizou uma pesquisa com 240 mulheres e os resultados apontam que o preconceito (68%) sofrido dentro da empresa e com a própria equipe ainda é o principal obstáculo enfrentado para alcançar cargos de chefia. Os outros dois motivos são a dificuldade de conciliar a vida familiar com a carreira (24%) e o medo de competir com o parceiro (8%)."



Glória em progresso

Até antes do século XX,as mulheres tinham um único dever no mundo ocidental:a procriação.No período de guerras elas mostraram que são capazes de substituir os homens dentro de casa.Atualmente a mulher tem alto valor na sociedade,porém há muito a ser conquistado.

Hoje em dia, pode-se listar inúmeras conquistas femininas, e uma das mais importantes foi a diminuição do preconceito. Não é difícil encontrar famílias na qual a mulher trabalha e até mesmo substitui o papel do marido com chefe de família. O trabalho as leva a altos cargos que antes só homens poderiam exercer, exemplo disso são os vizinhos Brasil e Argentina que têm seu cargo máximo ocupado por uma mulher. Essa ascensão feminina é notória nas escolas e na maioria das vezes as meninas são mais esforçadas que os rapazes,o que mostra o interesse e a vontade de ser independente.

Contudo, todas essas conquistas não são aplicadas a todas as mulheres.Homens com pensamentos medievais ainda agridem suas parceiras por motivos banais,aqueles a maioria das vezes encontram-se embriagados.Estes homens não aceitam que suas mulheres trabalhem,mostrando assim preconceito.Por outro lado,culturas orientais ainda têm a mulher como um objeto de reprodução,em alguns países elas são obrigadas a se vestir de maneiras que seu corpo não seja exposto e caso haja adultério são castigadas com morte.

Portanto, percebe-se que a mulher apesar de suas conquistas, tem muito que alcançar. A exterminação do preconceito e a conscientização das famílias mais pobres(nas quais ocorre violência com maior frequência) são fatores que ajudam a mulher a ser vista da mesma forma como um homem é visto atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário