Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

domingo, 1 de setembro de 2013

A transformação do papel da mulher na sociedade

De mulher objeto à mulher com igualdade de direitos e deveres

        Em tempos primórdios a mulher era vista como um acessório familiar, ou seja, não tinha uma independência própria, era destinada ao casamento, que era escolhido por seus pais, e à procriação. Depois de casada, suas funções eram baseadas em cuidar dos filhos, na feitura de afazeres domésticos e entre outras, acompanhar o seu marido, o qual tinha o poder de decisão sobre tudo e todos naquela relação familial.

       Nesse ínterim, surgiu um novo modelo de estrutura social, sobrevieram as famílias monoparentais e dessa forma houve a necessidade de igualdade entra homens e mulheres, pois nem sempre aquele núcleo possuía um varão, como era chamado no passado. Posto isso, era necessário que tivessem os mesmos salários e mais que isso, tivessem os mesmo direitos perante a coletividade.

Assim, as mulheres travaram grandes batalhas por um espaço na sociedade, conquistaram lugares de grande destaque, tornando-se empreendedoras, empresárias, além de serem mães e esposas. O que se pode ver é que elas conseguiram conciliar o papel que já lhes era desempenhado, claro que com mais liberdade, com as novas funções exercidas e se tornaram companheiras dos seus cônjuges, podendo tomar decisões e opinar conjuntamente, ou não, a eles.

     Dessa maneira, chega-se a conclusão de que o sexo feminino teve grandes conquistas nessa busca do novo ideal, transformaram-se em pessoas independentes, donas de suas escolhas e estão em igualdade de direitos e deveres em relação ao homem. Ela saiu daquela posição de submissão para uma de autonomia que hoje já está inerente a toda mulher, inclusive sendo esse um dos direitos fundamentais protegidos pela Constituição Federal, a isonomia dos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário