Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sábado, 29 de junho de 2013

Cura Gay e Transporte Público: o que é o quê?

 

Separamos duas das reivindicações que ainda estão em pauta para você entender melhor do que se tratam, além de saber de quem cobrá-las

 
Cura Gay e Transporte Público: o que é o quê? Reprodução, Instagram/
Cartazes demonstram as opiniões públicas acerca da chamada "Cura Gay" Foto: Reprodução, Instagram
São muitas as causas que levaram os jovens para as ruas nos últimos dias. Algumas delas foram mais recorrentes nos cartazes e até um vídeo creditado ao Anonymous surgiu elencando prioridades. Desde então, várias dessas questões estão sendo discutidas no Congresso e algumas delas já tiveram suas votações aceleradas, como a revogação da PEC 37 e a transformação de corrupção em crime hediondo.

Separamos duas das reivindicações que ainda estão em pauta: a questão da Cura Gay e a do Transporte Público. Entenda melhor esses assuntos e de quem você deve cobrá-los.

PDC 234"O PROJETO DA CURA GAY"
Por mais que as vozes nas ruas gritem o nome do deputado Marco Feliciano – que presidiu a votação e aprovação da proposta na Comissão de Direitos Humanos da Câmara –, vale lembrar que a autoria do projeto PDC 234/2011 é do deputado João Campos (PSDB de Goiás).
– A proposta pretende eliminar uma resolução, de 1999, do Conselho Federal de Psicologia (CFP) brasileiro sobre o tratamento clínico de homossexuais no caso de se buscar alguma alteração em seu comportamento em favor de uma orientação heterossexual – explica Paulo Peres, professor do Departamento de Ciências Políticas da UFRGS.

INDIGNAÇÃO
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS) publicou nota de repúdio à decisão da Comissão que aprovou o projeto, destacando que desde 1970 o DSM (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, seguido pelos profissionais da área) retirou a homossexualidade da lista de transtornos psicológicos – decisão seguida pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Entretanto, diz a nota, alguns grupos ainda insistem em tratar o assunto como patologia, propondo formas de cura. A psicóloga Priscila Betoni, colaboradora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RS, esclarece que esses casos são passíveis de processos éticos dentro da classe que, em caso de aprovação do projeto, deixariam de ocorrer.
– Se a pessoa não está satisfeita com sua orientação de gênero, o psicólogo trabalha para amenizar o sofrimento psíquico do paciente, independente da orientação sexual – diz Priscila, para quem o exercício da profissão sugere tratar o sofrimento pelo preconceito contra alguém que não está dentro das normas da sociedade, e não como um distúrbio.

MORALIDADE
Além da questão sobre o que é ou não uma doença, a discussão política do projeto tem sua origem na questão da moralidade, e isso impacta diretamente em certas crenças religiosas. O professor Paulo Peres explica que algumas Igrejas vêm aumentando sua atuação política, e se envolvendo em assuntos como esse.
– As lideranças religiosas perceberam que terão maior capacidade de impor sua agenda moral à sociedade se atuarem como lideranças políticas nos parlamentos, pois é lá que as leis são produzidas – diz ele.

RESPONSABILIDADE
Antes de virar lei, o projeto ainda terá de ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça até chegar ao plenário da Câmara. Se aprovada pelos deputados federais, a proposta também terá de ser submetida à análise do Senado. Somente então a matéria seguirá para promulgação do Congresso.

TRANSPORTE PÚBLICO
Não é só pelos R$ 0,20, mas foi esse o marco zero. O protesto que pedia a redução das tarifas do transporte público surtiu efeito, contudo, a discussão ainda está longe de terminar. Está em pauta nos níveis federal, estadual e municipal a isenção ou redução de impostos, mas eles são apenas uma das diversas fatias em que se divide o valor da passagem. Se o governo abre mão deles, precisará buscar outras alternativas de arrecadação. Outra solução para redução das tarifas, segundo o
professor.
– Na verdade, a deterioração do transporte coletivo vem ocorrendo porque ele está perdendo usuários. Os incentivos ao transporte individual fizeram muita gente migrar para carros e motos – diz o professor de Transportes da Escola de Engenharia da UFRGS João Fortini Albano, que sugere uma discussão sobre o tema.



ANONYMOUS - AS CINCO CAUSAS
Um vídeo divulgado em meio às passeatas, de autoria desconhecida, mas creditado ao grupo Anonymous, definiu em cinco as exigências dos manifestantes com relação ao governo brasileiro. Segundo o vídeo, o objetivo é levantar causas diretas e sem polêmicas de cunho religioso ou ideológico; sem bandeiras partidárias ou subjetividades; que tenham cunho moral e sejam unanimemente aceitas. Algumas dessas reivindicações já têm sido atendidas. As causas apresentadas foram:
1- Não à pec 37
2- Saída imediata de Renan Calheiros da presidência do Senado Federal
3- Imediata investigação e punição de irregularidades nas obras da Copa, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal
4- Uma lei que torne corrupção no Congresso crime hediondo
5- Fim do foro privilegiado por ser um ultraje ao artigo 5º da constituição

Nenhum comentário:

Postar um comentário