Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sábado, 29 de junho de 2013

Google e Facebook estão entre os principais alvos de ataques de phishing

 
Os ataques de phishing praticamente duplicaram nos últimos 12 meses. De acordo com o relatório divulgado pela empresa de segurança Kaspersky Lab, as ações passaram dos 19,9 milhões, que foram contabilizados entre 2011 e 2012, e alcançaram 37,3 milhões. O estudo apontou ainda que empresas como o Facebook, Google, Yahoo e Amazon estão entre os alvos mais comuns.
Dados da Karpesky apontam que ataques de fishing quase dobraram no último ano (foto: Divulgação)Dados da Karpesky apontam que ataques de phishing quase dobraram no último ano (foto: Divulgação)
Para chegar a esta conclusão, a empresa comparou dados relativos aos ataques de phishing sofridos por mais de 50 milhões de usuários do anti-vírus Kaspersky Security Network no período entre maio de 2012 e 2013. O relatório compleso, intitulado ”A evolução dos ataques de phishing 2011-2013” está disponível, em inglês, na íntegra.
O phishing é a tentativa de adquirir informações pessoais como nomes de usuários, senhas e dados bancários fingindo ser do grupo nos quais estes dados são usados. A forma mais conhecida são os e-mails que dizem ser de bancos, que, segundo a Kaspersky já deixou de ser a forma mais comum e representa apenas 12% dos registros. As ações principais, contabilizadas nos outros 88%, provêm de links ou mensagens instantâneas, como o Skype.
Os dados adquiridos com o phishing podem ser usados para roubar dinheiro, distribuir spam ou outros ataques semelhantes ou também para criar bases de dados com informações para serem revendidas. “O volume e a variedade dos ataques de phishing detectados durante o último ano indicam que o phishing não é apenas uma entre muitas ferramentas de enriquecimento ilícito dos cibercriminosos, mas já representa uma ameaça significativa e visível.” , afirma Nikita Shvetsov, diretora de investigação da Kaspersky Lab.
 “Estes ataques são relativamente fáceis de organizar e são muito eficazes, pelo que atraem um número cada vez maior de cibercriminosos. O volume de ataques de phishing, que quase duplicou num só ano conforme os dados da Kaspersky Security Network, confirma esta tendência”, acrescenta.
A pesquisa da Kaspersky concluiu que os ataques atingiram cerca de 102 mil usuários por dia no período entre 2012 e 2013, o dobro do registrado entre 2011 e 2012. Os países mais afetados incluem Rússia, Estados Unidos, Índia e Reino Unido. Já na América Latina, estima-se que cerca de 25% dos e-mails sejam tentativas de phishing, que atingem principalmente Brasil, Colômbia e Venezuela.
A maior parte dos servidores de onde partem os ataques costumam estar nos mesmos países onde eles ocorrem e esse número triplicou no último ano, sendo que 56% deles ocorrem em apenas dez nações.
Google, Facebook, Yahoo e Amazon são os serviços mais visados e respondem por cerca de 30% dos dados roubados, enquanto outros 20% envolvem bancos e outras instituições financeiras, como American Express e PayPal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário