Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

domingo, 9 de junho de 2013

Veja o gabarito do primeiro exame de qualificação do vestibular da Uerj

Veja o gabarito do primeiro exame de qualificação do vestibular da Uerj

Segundo a instituição, o índice de abstenção foi de 6,52%.
Lista de aprovados sai dia 18; 2º exame de qualificação será em setembro.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou, no início da tarde deste domingo (9), o gabarito oficial do primeiro exame de qulalificação do vestibular (veja no link ao lado). A prova teve início às 9h deste domingo e, segundo a universidade, 78.692 dos 84.185 candidatos inscritos compareceram ao exame. O índice de abstenção foi de 6,52%.
Ainda neste domingo, o G1 trará a resolução das questões feitas por professores do Curso e Colégio pH.
Alunos fazem prova de vestibular da Uerj (Foto: Cristiane Cardoso/ G1)Alunos fazem prova de vestibular da Uerj
(Foto: Cristiane Cardoso/ G1)
Funk e boate Kiss
Os candidatos tiveram que responder a 60 questões de múltipla escolha agrupadas nas seguintes áreas: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A pontuação dos candidatos varia de acordo com o número de questões acertadas.
Entre os temas abordados nas questões estão:
- uma pergunta que fazia referência ao incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou 242 pessoas. A questão perguntava quais eram as consequências da ingestão do gás cianídrico e monóxido de carbono no organismo.
-  uma pergunta sobre o conflito entre as duas Coreias;
- uma citação ao filme "A fita branca", que venceu o Festival de Cinema de Cannes em 2009, para se referir ao nascimento da filosofia dos regimes totalitários;
- a letra do funk "Som de preto" e a transforma do funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro.
Boate Kiss em Santa Maria (Foto: Márcio Luiz/G1)Tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), foi tema de uma questão da Uerj (Foto: Márcio Luiz/G1)
Conceitos
De acordo com o edital, o candidato que acertar mais de 70% das perguntas ganha conceito A e leva 20 pontos para a segunda fase, quando é feito o exame discursivo. De 60% até 70% ganha conceito B (15 pontos), de 50% até 60 ganha C (10 pontos) e de 40% a 50% ganha D (5 pontos). Serão reprovados os candidatos que acertarem menos de 40% das questões.
A lista de candidatos aprovados para a segunda fase sairá em 18 de junho. O segundo exame de qualificação terá as inscrições abertas de 2 a 24 de julho. A prova será no dia 8 de setembro.
A Uerj realiza duas edições do exame de qualificação, a primeira em junho e a segunda em setembro. Ambas são eliminatórias para a segunda fase, e o candidato só precisa realizar uma das provas, mas, se quiser, pode se participar de ambas --a nota mais alta é a que contará para o cálculo da nota final.
O vestibular da instituição seleciona candidatos para vagas na própria Uerj, no Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário