Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Consumismo: felicidade maquiada

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, no qual a dinâmica de informações é intensa econstante. A troca de idéias e mercadorias entre os mais distantes lugares tornou-se ainda maisfreqüente e rápida após o advento da internet. Dentro desse contexto, há um importante fator quedeve ser levado em consideração: a mídia como um mecanismo de manipulação das massas.Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors,internet, entre outros, a mídia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir.Para isso utiliza-se de algumas artimanhas, como artistas famosos e queridos que incitam opúblico a comprar os produtos divulgados. O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundomanipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquiredeterminada marca de roupa, calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto. Divulga-seconstantemente a idéia da felicidade comprada.O individuo que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores esubjetivos, como a amizade, o amor ao próximo, o companheirismo, o respeito, a dignidade, ahonestidade que o edificam como ser pensante e emotivo. Decorre disso a dificuldade de sepreencher o vazio interior, o que é comumente buscado no consumo de bens concretos esuperficiais. Não há como afirmar que tais bens são dispensáveis à felicidade, porém estes nãoestão capacitados a trazer a realização pessoal buscada pelo homem.A partir das idéias discutidas, podemos concluir que uma das melhores maneiras de garantir arealização pessoal é combatendo o consumismo incitado pela mídia ± uma vez que esteproporciona uma felicidade maquiada e momentânea que não caracteriza uma realização pessoalplena e sólida ± e educando nossas crianças com base em valores como a solidariedade, o amor eo respeito.Autor: Natalia Yumi Yamamoto(adaptado do original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário