Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sábado, 20 de julho de 2013

Morre bebê internado com suspeita de intoxicação por crack, em Goiânia


Piora quadro de bebê internado com suspeita de intoxicação por crack (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Bebê segue em estado gravíssimo, no HMI
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Morreu no início da tarde deste sábado (20), em Goiânia, o recém-nascido vítima de intoxicação aguda causada por entorpecente. A informação é da assessoria de imprensa do Hospital Materno Infantil (HMI), onde o bebê com pouco mais de um mês de vida estava internado há seis dias, em estado gravíssimo e com suspeita de morte cerebral.
Ao G1, nesta manhã, o diretor clínico da unidade de saúde, Ivan Isaac, informou a piora no quadro da criança desde a noite de sexta-feira (19) sábado (20) ela já sofreu quatro paradas cardíacas. Ela teve três paradas cardíacas à noite e uma pela manhã. A equipe médica do hospital passou toda a manhã em constante procedimento de reanimação.
Na noite de quinta-feira (18), a equipe médica do HMI havia aberto o protocolo de morte cerebral do bebê. Mas antes do fim do prazo de 48 horas para verificação, a criança não resistiu. Em nota, a assessoria do HMI informou que causa da morte não está esclarecida.
Crack
A intoxicação aconteceu no último domingo (14), em Aparecida de Goiânia, quando o bebê foi  encaminhado a um hospital no Setor Garavelo. Segundo relato de familiares a funcionários do hospital, a criança teria inalado fumaça de crack.

Como o caso é atípico, a direção do Materno Infantil chegou a procurar outros hospitais em  Goiânia para fazer exames mais detalhados e constatar se o bebê teve morte cerebral. Mas com a piora do quadro, Isaac disse ao G1 que a prioridade é o trabalho de reanimação.
De acordo com o diretor clínico, as primeiras informações são de que a mãe da criança é usuária de drogas desde a gestação. "A mãe consumia droga durante toda a gravidez. A criança continuou aspirando a droga logo depois que nasceu. Pelo que eu vi, as consequências são iguais à de um adulto quando há overdose", afirmou o Isaac.
  •  
Conselheiro tutelar visitou bebê intoxicado por fumaça no Hospital Materno Infantil em Goiânia (Foto: Luísa Gomes/G1)Conselheiro tutelar está acompanhando irmãos
do bebê (Foto: Luísa Gomes/G1)
Exame toxicológico
Segundo a assessoria de imprensa do HMI, a equipe médica coletou material para análise toxicológica detalhada e enviou a um laboratório em São Paulo, na sexta-feira (19), para saber realmente qual substância causou a intoxicação. O resultado deve ficar pronto em quatro dias úteis.

O Conselho Tutelar de Aparecida de Goiânia, na divisão do Setor Garavelo, acompanha o caso. O conselheiro Júnior Pinheiro informou ter identifica os pais do bebê, que possuem mais quatro filhos. "Eles consumiam as drogas em casa, na presença das crianças”, revelou ao G1.
Segundo o conselheiro, eles já começaram um trabalho preventivo junto à família. "Falamos com os avós para que eles cuidem das outras crianças que o casal tem", informou. Os netos estão morando provisoriamente com os avós.
O conselheiro contou ainda que a avó do recém-nascido pediu ajuda ao órgão. "Ela se mostrou  muito triste com o fato. Ela pediu para que o conselho ajudasse a família, porque o filho dela  também precisa de ajuda para deixar o vício", declarou.
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Aparecida de Goiânia está investigando o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário