Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sábado, 31 de agosto de 2013

Conheça a história do Hallel

O Hallel é o maior evento de música católica da América Latina. É um grande encontro de celebração da Vida, de louvor a Deus. Além da música, o Hallel conta com a presença de vários pregadores e sacerdotes.

Uma idéia:
Em 1988, um grupo de pessoas queria fazer algo novo para comemorar os 10 anos da RCC em Franca e pensaram numa espécie de "Rock in Rio" cristão. Aquele som que contagia a juventude, só que uma mensagem totalmente diferente: de amor, de fé, de paz. A idéia era também buscar um meio eficaz e dinâmico de evangelizar, "com novo ardor e novos métodos", de acordo com o pedido que o Papa João Paulo II lançou naquela época.


Hallel:
A palavra Hallel vem do aramaico e significa "cântico de louvor a Deus". O louvor é antes de tudo, uma "confissão das grandezas de Deus". O nome Hallel é hoje marca registrada pertencente à Associação Nova Evangelização, existindo necessidade de autorização para seu uso.

O primeiro Hallel:
Aconteceu em Franca, em 1988 e era bem menor do que é agora. O que ninguém sabia era que Deus tinha grandes planos para essa obra. Hoje, o Hallel de Franca tem um público médio de 80 a 100 mil pessoas.


Um show que não precisa de ingresso:
Recebemos de graça e, de graça, devemos dá. Assim, o Hallel sobrevive através de doações, promoções, patrocínios, bem como do que se arrecada com as barracas de alimentação e no Hallel Shop. De fato, o Hallel depende especialmente dos benefícios da Divina Providência, pois esta obra pertence a Deus. Por ser um evento que não tem nenhuma "bandeira", pessoas de vários movimentos participam unidas no Hallel, num encontro de fé e fraternidade.

Espalhado pelo Brasil:
Desde 1995 o Hallel foi levado a várias outras cidades, sendo que hoje é um evento tradicional também em Brasília-DF e Maringá-PR. Eventualmente, outras localidades promovem Hallel. Há um projeto, já em andamento, de que o Hallel aconteça a partir do próximo ano no México, EUA, Chile, Guatemala e outros países.
A realização desse evento guarda alguns cuidados e exigências que garantem o respeito à conservação de sua identidade e objetivos. Por isso, é oferecido um Curso de Capacitação onde se transmite toda essência do evento, as informações necessárias e o apoio da equipe de Franca. Além disso, por ser marca registrada, é necessária uma autorização para a realização do evento Hallel, que é dada após este curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário