Pedra no caminho
“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”. Tomando como base o trecho do poema de Carlos Drummond podemos, de maneira análoga, dizer que a pedra a que Drummond se refere pode ser vista, na contemporaneidade, como o trabalho infantil que tantos danos causam na vida de crianças e adolescentes.
O trabalho infantil é um estigma que sempre se mantém presente na vida de crianças e adolescentes. É claro que o número de envolvidos nesse tipo de trabalho, se comparados ao de décadas atrás, reduziu expressivamente. Ao se inserirem nessa categoria, pouco remunerada ou não remunerada, elas se tornam adultos pouco qualificados e que dificilmente terão melhores salários no futuro.
A região Nordeste possui uma significativa abrangência de crianças em jornadas exaustivas de trabalho. Muitos são inseridos na produção de castanha-de-caju que é, para muitos, a única forma de se obter renda. Dessa forma, enquanto muitos apreciam o sabor dessas castanhas para outros o sabor não é nada agradável.
É importante frisar, também, que as crianças estão sujeitas a perderem o seu presente e o futuro. Isso porque de amaneira repentina elas trocam cadeiras de escolas por serviços na falsa impressão de mudança de vida. Como se vê, descobrir o trabalho infantil é tarefa árdua em virtude das crianças estarem empregadas no setor informal da economia.
Fica nítido, portanto, que a pedra que impede o desenvolvimento de crianças deve ser retirada. Para isso é necessário uma maior fiscalização nas cidades do interior, além disso o ensino integral deve ser implantado nas escolas para que, assim, possam integrar o mercado de trabalho formal.
Re: TEMA: O trabalho infantil
Pedra no caminho
“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”. Tomando como base o trecho do poema de Carlos Drummond podemos, de maneira análoga, dizer que a pedra a que
-Interessante!
[1] e [2]O trabalho infantil é um estigma que sempre se mantém presente na vida de [muitas] crianças e adolescentes. É claro que o número de envolvidos nesse tipo de trabalho, se comparados ao de décadas atrás, reduziu expressivamente. Ao se inserirem nessa categoria, pouco remunerada ou não remunerada, elas se tornam adultos pouco qualificados e que dificilmente terão melhores salários no futuro.
1ª Aqui contém uma sútil generalização. No caso, são em todas as crianças ou em algumas?
2ªTodo o trecho poderia ser mais conciso.
-O parágrafo contém uma boa linha de raciocínio, mas ele pode ser escrito em poucas linhas, afinal, o início apresentou prolixidade.
Ainda, a região Nordeste possui uma significativa abrangência de crianças em jornadas exaustivas de trabalho. Muitas são inseridas na produção de castanha-de-caju que é, para muitos, [1]a única forma de se obter renda. Dessa forma, enquanto
1ª Essa ideia poderia ser explorada com mais densidade, mostrando as causas do trabalho infantil.
-Faltou atenção ao construir essa argumentação. Há palavras muito repetidas, algumas expressões podem ser mais diretas e outras necessitam de exploração. No geral, a ideia daqui é pouco desenvolvida.
É importante frisar, também, que as crianças estão sujeitas a perderem o seu presente e o futuro. Isso porque
1ª Faltou alguma coisa nesse trecho. Perceba que ele preciso de um "toque", pois acabou ficando "truncado".
2ª Não há clareza. Só é possível identificar o trabalho infantil se as crianças atuarem na economia formal? Faltou atenção.
Fica nítido, portanto, que a pedra que impede o desenvolvimento de crianças deve ser retirada. Para isso[,] é necessário [1]uma maior fiscalização nas cidades [2]do interior
1ª Por qual meio?
2ª Só no interior?
3ª A tua reflexão fugiu da linha de raciocínio. Faltou explicar que isso é necessário devido o tempo das crianças ser ocupado por programas benevolentes, o que contribui para que, no futuro, elas possam ingressas no mercado formal.
-A conclusão precisa de um fecho.
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