Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O casamento gay na sociedade brasileira

Respeito em nome do amor


Todo indivíduo merece e deve ser respeitado. Assim garante a Constituição Federal Brasileira cidadã de 1988. As relações homossexuais não devem ser ignoradas pela sociedade uma vez que estão ocupando cada vez mais seu merecido lugar no meio social. A aprovação do casamento civil foi uma importante conquista na luta pela igualdade de direitos destinada a essa parcela da população.

É notório que os casais gays estão assumindo com mais frequência as suas posições. Isso porque muitos já entendem serem eles portadores de direitos como qualquer indivíduo, inclusive o de escolherem a sua opção sexual. É verdade, no entanto, que tal aceitação não é absoluta, já que existem pessoas que rotulam essas relações como uma doença. O fato é que ninguém deve ser julgado ou discriminado por suas escolhas.

Além disso, outro fator significativo foi a aprovação de uma Resolução do Conselho Nacional de Justiça acerca da união entre pessoas do mesmo sexo. Essa Resolução obriga os cartórios do Brasil a celebrarem casamentos civis entre homossexuais. Isso foi necessário, pois ainda havia obstáculos à efetivação da decisão do Supremo Tribunal Federal que em 2011 reconheceu o casamento entre essas pessoas.

Por fim, vale mencionar a violência sofrida pelos homossexuais. Porquanto a homofobia ainda é grande e são inúmeros os casos noticiados por meio da mídia. Recentemente em Copacabana um grupo de homens agrediu com socos um adolescente que saía do trabalho pelo simples fato dele ser homossexual. Casos mais graves e assustadores ocorrem diariamente, chegando a assassinatos cruéis contra esse grupo.

Verifica-se pelos fatos mencionados a falta de respeito com o próximo. Além da Constituição Federal do Brasil garantir esse direito, o mesmo deveria ser um sentimento natural para com o outro. A sociedade precisa conviver harmoniosamente com seu semelhante para que possamos viver com mais paz e justiça, afinal somos todos dignos de dar e receber amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário