Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TEMA: Cidadania e Participação Social

Cidadão - o que isso significa para você? Apenas um indivíduo que vive na cidade, ou alguém que, além disso, goza dos direitos civis e políticos de um Estado? Se escolheu a segunda opção, acertou. Mas não gozamos de direitos apenas, também temos deveres a cumprir, os quais estão estabelecidos em nossa Constituição de 1988.
Podemos citar como exemplos de direitos o voto, a liberdade de expressão, a liberdade de ir e vir, a escolha sexual, a educação de qualidade, entre tantos outros que, muitas vezes nem sabemos que existem, e alguns deles levaram anos para serem conquistados. Por outro lado, temos também deveres: obedecer às leis de trânsito e às autoridades, preservar o patrimônio público, proteger as nossas crianças e adolescentes...

Outra forma de cidadania é a participação social em eventos promovidos na nossa cidade, por exemplo, como festas, palestras, concursos culturais, competições esportivas. Você pode participar sendo um dos organizadores do evento e/ou sendo um espectador.

O trabalho voluntário também se encaixa nessa forma de cidadania: utilizar seu tempo, esforço e sabedoria para ajudar outras pessoas e/ou o meio ambiente em ONG's ou até em programas do governo como o Brasil Voluntário.

Portanto, ser cidadão é conviver de forma harmônica com outras pessoas, com o meio ambiente, respeitando e sendo respeitado, é usufruir nossos direitos e cumprir nossas obrigações.

lalinha12


Mensagens: 1
Data de inscrição: 19/07/2013
Idade: 18

Ver perfil do usuário
Voltar ao Topo Ir em baixo







Re: TEMA: Cidadania e Participação Social

Mensagem por richardson gutemberg Hoje à(s) 6:22 pm
[1]Cidadão - o que isso significa para você? Apenas um indivíduo que vive na cidade, ou alguém que, além disso, goza dos direitos civis e políticos de um Estado? Se escolheu a segunda opção, acertou. Mas não gozamos de direitos apenas, também temos  deveres a cumprir, os quais estão estabelecidos em nossa Constituição de 1988.
1ª Esse trecho não ficou nada bom, não para uma redação. Ele ficou bem marcado pela oralidade.
-A introdução poderia ser mais trabalhada, mais adequada ao gênero dissertativo. No caso, as interrogações em uma redação devem interrogar o TEMA, e não o leitor. Fique atento(a)! Ainda, o segundo período contém certo exacerbo do uso da primeira pessoa do plural, o que não fica nada bom quando estão muito próximas, deixando, também, com marca de oralidade, um texto falado.

     Podemos citar como exemplos de direito[s] o voto, a liberdade de expressão, a liberdade de ir e vir, a escolha sexual, a educação de qualidade, entre tantos outros que, muitas vezes[,] nem sabemos que existem, e alguns deles levaram anos para serem conquistados. Por outro lado, temos também deveres: obedecer às leis de trânsito e às autoridades, preservar o patrimônio público, proteger as nossas crianças e adolescentes...
-O parágrafo é mais informativo do que persuasivo. Muitos exemplos e pouca discussão.

     Outra forma de cidadania é a participação social em eventos promovidos na[s] nossa cidade[s], por exemplo, como festas, palestras, concursos culturais, competições esportivas. Você pode participar sendo um dos organizadores do evento e/ou sendo um espectador.
-O mesmo problema do parágrafo anterior, além de identificar o leitor (você) no texto. Nunca construa um parágrafo a partir de um único período.


     O trabalho voluntário também se encaixa nessa forma de cidadania: utilizar seu tempo, esforço e sabedoria para ajudar outras pessoas e/ou o meio ambiente em ONG's ou até em programas do governo como o Brasil Voluntário.
-Faltou explorar a ideia, mas você cometeu o mesmo erro em toda argumentação.

     Portanto, ser cidadão é conviver de forma harmônica com outras pessoas, com o meio ambiente, respeitando e sendo respeitado, e é usufruir dos nossos direitos e cumprir nossas obrigações.
-Uma introdução muito pouco trabalhada. A reafirmação de uma posição foi feita, mas o restante poderia partir de uma linha mais rica em reflexão, mas você fez um entorno da discussão,  parando no meio do caminho.


Comentários Gerais:
Caro membro, ficou nítido que você tem uma dificuldade para usar a persuasão. Os parágrafos contêm muitos exemplos e pouca discussão, deixando o texto muito informativo. Acho que tu poderias ir mais além, usando um tópico, ampliado ele com uma boa discussão e depois exemplificava... nada em exacerbo. Ainda, evite utilizar em demasia a primeira pessoa do plural, pois muitos trechos podem ser passados para a terceira, assim como o "podemos": ele ficaria "pode-se".

Nenhum comentário:

Postar um comentário