Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

REDAÇÃO: O petróleo do pré-sal brasileiro

Pré-sal: desafios enfrentados pelo Brasil

 Desde 2007, quando foi descoberta a camada de pré-sal, o governo tem se desdobrado para decidir o destino do dinheiro que o petróleo vai gerar. Nesse ano, por causa das manifestações, vem se discutindo  distribuir os "royalties" do pré-sal para a educação e a saúde. Porém, uma dúvida pertinente é como ficará a situação econômica do Brasil, que se tornará exportador de petróleo.

 O petróleo do pré-sal irá tornar o Brasil, um dos 10 maiores exportadores. Porém, o Brasil não possui a tecnologia necessária para extrair o petróleo. O que significa que será necessária a ajuda de outros países, o que representará gastos exorbitantes. Pensando nisso é que o governo pretende leiloar o direito de explorar a região de Libra, na Bacia dos Santos, em outubro.

 O governo quer destinar 75% dos royalties para a educação e 25% para a saúde. Não há como negar que esses setores requerem investimento, mas é preciso pensar como será a divisão. Há uma pretensão do governo de distribuir para cada Estado e deixar que os governadores decidam o que farão com o dinheiro. O problema é que irá facilitar o desvio de verba, pois o Estado não será obrigado a prestar contas com o governo federal.

 Portanto, será necessário investir em salários melhores para os professores, o que melhorará o ensino no país. É preciso investir também na melhoria das escolas públicas. Tudo isso fará com que o país aumente o seu IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) e consequentemente, melhore a vida dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário