Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

domingo, 25 de agosto de 2013

Violência na sociedade brasileira contemporânea

Peculiaridades da violência

O Brasil colocou em discussão ,nos últimos anos,diante da súplica de uma  grande parcela da sociedade,haja vista o crescimento exacerbado da violência ,a modificação em sua constituição.Um grupo da  sociedade  cobra, dentre outras providências,a redução da maioridade penal  e a descriminalização das drogas ilícitas,no sentido de prevenir, coibir,reprimir e reduzir a violência.Entretanto, outros acreditam que tais medidas não atingirão o efeito necessário,alegando desvio de causa  do   governo , ao eximir-se  de tratar  os reais motivos da violência que são:a falta de investimento,de forma efetiva, em políticas  sociais  tais como educação, saúde e segurança pública.

Historicamente, em seu processo de  construção social,o país adotou por meio de sua constituição,com o objetivo de extinguir a violência,algumas medidas  penais tais como:punir  adolescentes infratores somente com penas de caráter socioeducativo.No entanto,mediante o aumento de delitos cometidos por esse tipo de infrator que, atualmente é  de 32% do total de crimes no país ,discute-se a redução da maioridade penal para 16 anos de idade,com a finalidade  de coibir e penalizar,severamente, sujeitos que usam da condição de,menor de idade,para cometer crimes e,consequentemente,ficarem ilesos de punições do código penal.

Ademais,outra providência  tomada nesse mesmo sentido,foi a de criminalizar o uso e o tráfego de drogas ilícitas,tendo em vista dos malefícios que causam essas drogas à saúde dos usuários.Porém,contesta-se que tal medida não está atingindo  a necessária eficácia ,ao passo de que tão somente aumenta o trafico ilegal de entorpecentes  e,por  ilação, eleva os índices de violência que permeia nesse meio e assola o país.Os crimes desse gênero  correspondem  a  47% de todos os praticados no Brasil (segundo dados do governo).Todavia Propõe-se a descriminalização de drogas,tal proposta tem como objetivo separar,constitucionalmente,o usuário do traficante,bem como legalizar seu uso,por meio da modificação da constituição , com o propósito  de extinguir o trafico  ilegal de drogas e,como efeito,diminuir a violência.Será que estas medidas diminuirão,realmente, a criminalidade?

Em contrapartida,apoiando-se   no exemplo dos EUA,onde a maioridade penal é de 12 anos e uso de drogas tem uma certa liberdade para ser consumida  e,relativamente,não houve uma diminuição da criminalidade,os que são contrários a proposta atribuem ao governo, causando-lhe  transferência de culpa ao código penal, de se eximir da responsabilidade social do aumento da violência desse gênero ,alegando falta de investimento em áreas sociais.Contudo,sob foque histórico e,para fins  de confronto de ideias ,países como  Holanda e Bélgica ,somente conseguiram diminuir seu índices de violência,mediante redução da maioridade penal e  a descriminalização das drogas  aliada ao aumento do seu indicadores sociais tais como educação,saúde e segurança pública.

À medida que o tempo avança,nota –se,portanto,   a vontade da sociedade em querer resolver esse problema.Seja mediante a  redução da maioridade penal ou descriminalização das drogas ,ou fazendo-o por outro meio.É necessário e imprescindível discutirmos profundamente na escola, no trabalho,e na família ,ou seja ,no meio social para, efetivamente ,acharmos a solução mais adequada que traduza os anseios da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário