
Uma tecnologia cada vez mais inovadora embevece também a Educação. Hoje cada vez mais populariza-se a Educação a Distância, e com este novo mecanismo, a relação educador e educando passa a ser mediada em particular pela aparelhagem tecnológica, ou seja, a autonomia dos agentes do processo ensino-aprendizagem é mais volátil, mais leve e mais dinâmico, o que pode levar alguns a relaxarem quanto suas responsabilidades acadêmicas, e assim, oferecer fatores que poderão facilitar o uso do plágio. Outro aspecto, é a existente falta de domínio dos meios tecnológicos por parte, principalmente de alguns educadores, o que também pode ser um outro meio facilitador ao plágio. Sendo assim, o combate ao plágio não é algo tão simples quando, por exemplo, falamos de Educação a Distância. A conscientização do educando é um fator primordial, como também a do educador em não facilitar o plágio, e além disto, buscar mecanismos para inibir tais ações fraudulentas.
A ABNT (Associação de Normas Técnicas) oferece requisitos que devem ser seguidos quanto a legitimação de um texto acadêmico, por exemplo. Sendo assim, o educador a partir desses requisitos poderá identificar possíveis plágios. A falta de referências e citações pode ser um indício de plágio, a falta de harmonia textual pode também ser uma outra evidência, portanto, o educador deve se propor analisar o texto de forma pormenorizada, pois, o próprio texto já em sua superfície poderá dar sinais de plágio. Outro meio muito utilizado são os softwares próprios a busca de plágios; cada vez mais avançados, esses programas são mecanismos que podem auxiliar ao educador, pois, além de ser bem prático quanto ao uso, podem ser adquiridos sem custo através se sites na Internet.
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