Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Técnicas de relaxamento para deixar você calmo e concentrado


(Fonte: Gettyimages)
(Fonte: Gettyimages)
Segunda-feira e você já está se sentindo estressado(a)? Calma, o Vida em Paz trouxe algumas técnicas de relaxamento para ajudar você a se acalmar e a enfrentar a semana de cabeça erguida.
“Conte até dez”. Com certeza você já ouviu esta máxima, mas nunca levou ela à sério. Mas acredite, segundo especialistas ela funciona muito bem. Na verdade, a contagem deve ser maior, tente uma contagem regressiva a partir do 60, por exemplo. Concentrar em algo que não seja o que vem lhe causando o estresse é bastante simples e através da contagem você consegue diminuir a velocidade dos batimentos cardíacos e voltar a respirar naturalmente.
Anote o que lhe preocupa em um caderno. Isso aumenta o foco no que mais interessa no momento e desacelera o cérebro, pois a mente entende que as preocupações estão a salvo e não serão esquecidas e que devem ser resolvidas em um momento posterior. Outra dica é anotar o que nos preocupa antes de deitar para não ficar “matutando” sobre as tarefas que devemos realizar no dia seguinte e perder o sono.
O estresse e o nervosismo do dia a dia elevam muito o ritmo cardíaco. Assim como a contagem regressiva, controlar a respiração por um ou dois minutos ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, e amenizar aquela sensação de urgência que o nervosismo nos causa. Inspire o ar pelo nariz e segure o ar por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita o procedimento por um minuto.
Outra reação natural do corpo é a contração involuntária dos músculos que aumenta a tensão e causa desconforto. Já chegou em casa após um dia super corrido e não conseguiu mexer o pescoço de tanta dor? Estresse, nervosismo e ansiedade são psicológicos, mas se manifestam fisicamente. Quando estiver muito nervoso, pare o que estiver fazendo e faça um lento alongamento para melhorar a circulação e aliviar as tensões musculares.
Quem já andou de metrô em São Paulo, viu várias pessoas lendo um livro, uma revista ou até um gibi para passar ou aproveitar o tempo. A dica é preferir leituras leves nos intervalos do trabalho para relaxar corpo e mente. Pensar demais também gasta energia além de causar estresse. Evite, portanto, leituras pesadas ou que façam você pensar nos afazeres que lhe causam angústia.
A alimentação também pode ajudar a limpar a mente e relaxar o corpo. O ato de mastigar relaxa os músculos e desvia a concentração do cérebro nos afazeres para o sabor e degustação do alimento. Outra dica é comer alimentos que contenham substâncias que ajudem a diminuir o estresse, o nervosismo ou até mesmo a ansiedade como as castanhas e a laranja. Por conterem selênio e vitamina C, respectivamente, melhoraram o funcionamento do sistema nervoso e ajudam a relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário