O marketing multinível
sempre foi uma modalidade de negócios bastante explorada na internet.
Grandes empresas fazem uso do MMN e exploram tal modalidade de uma
maneira responsável. Outras centenas de empresas são criadas apenas com o
intuito de usar o MMN como desculpa para desenvolver atividades
ilegais, pois há intenção maliciosa onde a maioria dos afiliados acabam
trabalhando muito e perdendo dinheiro.
Uma boa maneira de identificar uma
provável “furada” é quando a proposta da “empresa” é direcionada,
principalmente, para divulgação de sua marca ao invés de um de seus
produtos ou serviços. A angariação de novos afiliados é o foco
principal, ficando em segundo plano os demais aspectos.
Geralmente tem-se de pagar uma taxa de
adesão utilizada para sustentar o esquema da matriz. Em outras palavras,
parte da taxa que você paga é destinado ao seu patrocinador (pessoa que
lhe convidou a entrar na rede) e o restante é direcionado ao dono do
negócio, sendo o produto ou serviço utilizado apenas como desculpa para
tornar o negócio legal. Desse modo todas as pessoas que entram em sua
rede, contribuem com certa porcentagem (dinheiro que constituirá seus
rendimentos) e cada vez mais contribuindo para o enriquecimento do líder
ou dono do empreendimento.
É nesse aspecto que empresas sólidas se
diferenciam bastante das demais. É óbvio que no MMN a construção de uma
rede é necessária e fundamental. Empresas sólidas geralmente não cobram
taxas ou mensalidades absurdas do afiliado, em alguns casos é necessário
a aquisição ou consumo mensal de um produto real (marketing de
consumo), pagam comissões sobre vendas e vendas de seus afiliados
(downlines de sua rede). Empresas como Amway e polishop são dois bons
exemplos, entre outras, de empresas sólidas que atuam nesse ramo.
O foco dessas empresas, geralmente, está
na venda de seus produtos. Os afiliados atuam como vendedores e
convidam novos vendedores, desse modo a rede é sólida e sustentável. O
nome da empresa é divulgado como consequência e dessa maneira a empresa
se consolida.
Se já ouviu alguma história de alguém
que ganhou uma boa grana com Marketing Multinível foi devido a rede que
essa pessoa formou, a posição que se encontrava na matriz. É nesse ponto
que consiste o problema das falsas “empresas” ao médio e longo prazo
quando ocorrer à diminuição significativa de novos afiliados e o negócio
se torna insustentável. Apenas aqueles que chegarem ao topo irão ganhar
dinheiro, para os demais o calote torna-se inevitável.
Então antes de entrar em um negócio baseado no MMN estude as possibilidades de sustentação do negócio ao longo prazo
(você certamente não quer que a empresa encerre suas atividades antes
de construir sua rede) e investigue a seriedade da empresa,
preferencialmente se ela também trabalha além da internet. Realmente há
oportunidades sérias e rentáveis, desconfie de promessas de ganhos
rápidos ou oportunidades únicas e maravilhosas. No mais, sucesso!
Você tem experiência no MMN? Conte-nos sua experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário