Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tema: Manifestações no Brasil: porque se demorou tanto para o "gigante acordar?”.

 
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhy7eRb-rRjJL7tLqEXzkLPPJ5Yyc3iurzgURPOrPXLTKRZDjs-Fuf_p7on8AUHt_BNjJ2mX-yi8FV6QQwSgkTfHOPyCgUPmoQ0s2lIAj-qeDLzGjeHwAMqD5M13m24UjZLlX9_vQImY09L/s1600/01.jpg 
Da ordem ao progresso

O povo brasileiro permaneceu durante anos em inercia politica, mas nas ultimas semanas o gigante realmente pareceu acordar e saiu às ruas para demonstrar a força da união de um povo. Em 1992 uma manifestação do mesmo porte levou os jovens brasileiros a rua solicitando uma reforma politica que incluía a saída do presidente da época. Hoje os motivos não são muito diferentes. A atual politica já não representa o interesse da sociedade e as gerações atuais reivindicam mudanças urgentes no país.
Estas manifestações são em sua maioria pacificas e ordeiras, sendo assim a real demonstração da democracia no Brasil, existem, porem, alguns que se aproveitam do momento vivido para depredar prédios, lojas, saquear comerciantes e há muitos confrontos com os policiais, entre outras situações desnecessárias ao movimento.

Diversos protestos e manifestações ocorreram no país e no mundo. Estes eventos foram desencadeados por problemas na área de saúde, educação, segurança, gastos excessivos e desnecessários, desaprovação dos tradicionais políticos e emendas constitucionais e/ou projetos de lei que em nada demonstram os interesses da população. Mas porque só agora nos deparamos com a necessidade de mudanças?

Nos últimos anos houve aumento da classe média, inclusão digital da população, maior acesso ao ensino superior e as mídias sociais. A internet, em especial as redes sociais, foi uma ferramenta de grande utilidade na disseminação do movimento, na divulgação dos problemas da nação e no agrupamento de jovens engajados neste contexto de mudança. O acesso à educação e ao ensino superior transformou os jovens, antes desinteressados da politica, em pessoas mais bem informadas e interessadas na atuação do governo brasileiro, tendo assim argumentos para exigir mudanças na nação.

A grande questão a ser decifrada no momento é até onde estes protestos conduzirão ao progresso do país. As manifestações populares obrigaram os políticos a ouvir as reais necessidades e mudar as atitudes. Mas até onde esta mudança será benéfica? É preciso mudar aos poucos e continuar em ordem e progresso durantes os próximos anos, inclusive com a conscientização do voto e a participação popular na politica nacional.

Plebiscitos são, neste momento do país, um bom exemplo de ferramenta de integração entre políticos e população e podem auxiliar no dialogo pacifico e na resolução dos problemas e questionamentos políticos do Brasil. Juntos podemos utilizar esta possível revolução para conduzir o país a um maior desenvolvimento econômico e social.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário