Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

domingo, 14 de julho de 2013

Tire suas dúvidas sobre redação

Redação
Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Agora falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio. As provas, que acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, ainda despertam dúvidas em muitos participantes, principalmente sobre situações que envolvem a temida redação. Afinal, o que pode e o que não pode? A professora de redação do Colégio Motivo, Carla Carmelita, respondeu algumas das dúvidas mais comuns dos feras. E você? Está seguro? Confira as dicas:
O título da redação pode ser uma pergunta? Reticências no título são permitidas?
Carla Carmelita – O título pode ser uma pergunta, mas é bom atentar para o fato de que o título é o menor resumo que se pode ter de um texto. Dessa forma, o aluno deve criar um título atrativo que resuma a tese defendida por ele no texto em relação ao tema. Quanto às reticências, vale salientar que elas deixam a ideia incompleta e podem tornar o título vago, deixando a produção textual menos atrativa.
O título deve ser inovador ou criatividade demais atrapalha?
CC – O aluno não deve “enfeitar” muito o título e, muito menos, perder tempo para criar um título inovador. A redação só começa a ser avaliada a partir da primeira linha da introdução, assim a preocupação é desnecessária.
Palavras incorporadas recentemente ao dicionário, de origem popular ou “abrasileiradas”, podem ser usadas na redação? Ou são classificadas como gírias?
CC – Palavras que foram incorporadas recentemente ao dicionário, como piriguete e tuitar, podem sim ser utilizadas na construção textual do Enem. Já um vocábulo que não pertence ao dicionário, ou seja, é um estrangeirismo, um neologismo, uma gíria ou um jargão, caso seja utilizado, deve servir para exemplificar algo dentro do texto e, mesmo assim, deve aparecer entre aspas.
Para o fera atingir o nível 5 na competência que diz respeito a linguagem empregada no texto, ele deve demonstrar excelente domínio da norma-padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Destacam-se as seguintes características: emprego correto dos sinais de pontuação, atendimento às regras de grafia, mesmo em palavras de complexidade ortográfica, além de períodos sintaticamente bem estruturados.
Na contramão, o excesso de palavras rebuscadas contabiliza pontos positivos ou negativos?
CC – A linguagem do texto deve ser clara e objetiva. Ela também deve ser condizente com o nível de argumentação. Se o candidato apresenta argumentos próximos do senso comum, uma construção textual simplória e solta no meio dos parágrafos palavras rebuscadas, isso contará como pontos negativos para o texto. Além disso, se ele apresenta bons argumentos, mas utiliza gírias, ou um vocabulário repetitivo, pode ter sua nota diminuída. Por outro lado, se ele utiliza bons argumentos e um vocabulário amplo sua nota será maior.
Os verbos podem ser usados no imperativo?
CC – Os verbos no imperativo não são apropriados para o gênero textual “Redação de Vestibular”, também chamado de texto dissertativo/argumentativo. Os textos injuntivos, ou seja, aqueles que trazem ordem, conselhos ou recomendações, é que devem ter verbos no modo imperativo, assim, uma receita de bolo, uma bula de remédio, um manual para montagem de objeto ou aparelho eletrônico devem conter verbos no imperativo, porque o objetivo do texto é emitir comando para o leitor. Já no texto dissertativo/argumentativo, o objetivo textual é levar o leitor à reflexão. Assim, o modo verbal predominante é o indicativo e, em alguns casos, o subjuntivo também pode aparecer. Apesar da redação do Enem exigir uma proposta de intervenção, ou seja, possíveis soluções para o problema proposto pelo tema e discutido na redação do candidato, as propostas devem aparecer da seguinte forma, por exemplo, “Para reverter essa situação…, é necessário…”, “é preciso…” “é bom…”.
Qual o tamanho ideal para uma redação? Escrever pouco ou muito prejudica?
CC – É bem lógica essa relação no que diz respeito à redação do Enem, se o aluno escreve muito aumenta a possibilidade de erro, se escreve pouco minimiza essa variável, no entanto reduz à sua base argumentativa. Assim, o texto não deve ser nem prolixo, nem lacônico, isto é, não se deve escrever demais e não dizer nada, nem muito menos utilizar ideias incompletas ou reduzidas. Um texto entre 18 e 20 linhas é considerado razoável e dá para defender as ideias de forma coerente. O aluno deve apresentar, no mínimo, um parágrafo de desenvolvimento que deve ser maior que a introdução e que a conclusão. Mas para que a seu ponto de vista esteja bem apresentado, a minha recomendação é construir dois parágrafos de desenvolvimento com mais ou menos 5 linhas cada parágrafo.
O candidato perde pontos durante a correção se apresentar argumentos radicais no texto?
CC – Este é um ponto muito importante para se conversar, o candidato que apresentar argumentos que vão de encontro aos direitos humanos terá sua redação zerada, inclusive tal informação consta no Manual do Enem. O argumento não tem que ser radical, ele tem que ser relevante, coerente e bem articulado, para, assim, convencer o corretor do posicionamento defendido pelo candidato. Dizer que as “mulheres se expõem demais”, que “muçulmanos são perigosos”, que “pobre e negro não deveriam ter acesso às universidades” são posicionamentos radicais e que vão de encontro aos direitos humanos.
O que pode causar a anulação de uma redação?
CC – Fuga ao gênero textual solicitado – o gênero solicitado pelo ENEM é o dissertativo/argumentativo. Nessa modalidade textual, o candidato deve assumir uma posição em relação ao tema, reunir argumentos e construir o seu texto. A Competência III é descrita na matriz como a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Trata-se, portanto, de um conjunto de quatro habilidades codependentes relacionadas à construção da coerência textual e condicionadas à existência de um ponto de vista. Assim, se o aluno deixa de fazer isso, ele terá sua redação eliminada. Fazer um poema, um desenho, ou produzir quaisquer outros gêneros textuais diversos do solicitado incorre em zero na redação do Enem.
Fuga ao tema – Compreender um tema é tão importante quanto selecionar bons argumentos, se o candidato interpreta mal, ou seja, não compreende o tema, e produz um texto com um assunto diferente do que consta na proposta de redação ele terá sua redação zerada.
Desrespeito aos direitos humanos – respeitar os direitos humanos é uma exigência para a construção do texto do ENEM, assim ideias que denigrem, humilham ou expõem ao ridículo uma pessoa, religião, nação, entre outros, pode levar o candidato a tirar zero na redação.

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