Agora falta pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio. As provas,
que acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, ainda despertam dúvidas em
muitos participantes, principalmente sobre situações que envolvem a
temida redação. Afinal, o que pode e o que não pode? A professora de
redação do Colégio Motivo, Carla Carmelita, respondeu algumas das
dúvidas mais comuns dos feras. E você? Está seguro? Confira as dicas:
O título da redação pode ser uma pergunta? Reticências no título são permitidas?
Carla Carmelita – O título pode ser uma pergunta,
mas é bom atentar para o fato de que o título é o menor resumo que se
pode ter de um texto. Dessa forma, o aluno deve criar um título atrativo
que resuma a tese defendida por ele no texto em relação ao tema. Quanto
às reticências, vale salientar que elas deixam a ideia incompleta e
podem tornar o título vago, deixando a produção textual menos atrativa.
O título deve ser inovador ou criatividade demais atrapalha?
CC – O aluno não deve “enfeitar” muito o título e,
muito menos, perder tempo para criar um título inovador. A redação só
começa a ser avaliada a partir da primeira linha da introdução, assim a
preocupação é desnecessária.
Palavras incorporadas recentemente ao dicionário, de origem
popular ou “abrasileiradas”, podem ser usadas na redação? Ou são
classificadas como gírias?
CC – Palavras que foram incorporadas recentemente ao
dicionário, como piriguete e tuitar, podem sim ser utilizadas na
construção textual do Enem. Já um vocábulo que não pertence ao
dicionário, ou seja, é um estrangeirismo, um neologismo, uma gíria ou um
jargão, caso seja utilizado, deve servir para exemplificar algo dentro
do texto e, mesmo assim, deve aparecer entre aspas.
Para o fera atingir o nível 5 na competência que diz respeito a
linguagem empregada no texto, ele deve demonstrar excelente domínio da
norma-padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios
gramaticais e de convenções da escrita. Destacam-se as seguintes
características: emprego correto dos sinais de pontuação, atendimento às
regras de grafia, mesmo em palavras de complexidade ortográfica, além
de períodos sintaticamente bem estruturados.
Na contramão, o excesso de palavras rebuscadas contabiliza pontos positivos ou negativos?
CC – A linguagem do texto deve ser clara e objetiva.
Ela também deve ser condizente com o nível de argumentação. Se o
candidato apresenta argumentos próximos do senso comum, uma construção
textual simplória e solta no meio dos parágrafos palavras rebuscadas,
isso contará como pontos negativos para o texto. Além disso, se ele
apresenta bons argumentos, mas utiliza gírias, ou um vocabulário
repetitivo, pode ter sua nota diminuída. Por outro lado, se ele utiliza
bons argumentos e um vocabulário amplo sua nota será maior.
Os verbos podem ser usados no imperativo?
CC – Os verbos no imperativo não são apropriados para o gênero textual “Redação de Vestibular”,
também chamado de texto dissertativo/argumentativo. Os textos
injuntivos, ou seja, aqueles que trazem ordem, conselhos ou
recomendações, é que devem ter verbos no modo imperativo, assim, uma
receita de bolo, uma bula de remédio, um manual para montagem de objeto
ou aparelho eletrônico devem conter verbos no imperativo, porque o
objetivo do texto é emitir comando para o leitor. Já no texto
dissertativo/argumentativo, o objetivo textual é levar o leitor à
reflexão. Assim, o modo verbal predominante é o indicativo e, em alguns
casos, o subjuntivo também pode aparecer. Apesar da redação do Enem
exigir uma proposta de intervenção, ou seja, possíveis soluções para o
problema proposto pelo tema e discutido na redação do candidato, as
propostas devem aparecer da seguinte forma, por exemplo, “Para reverter
essa situação…, é necessário…”, “é preciso…” “é bom…”.
Qual o tamanho ideal para uma redação? Escrever pouco ou muito prejudica?
CC – É bem lógica essa relação no que diz respeito à
redação do Enem, se o aluno escreve muito aumenta a possibilidade de
erro, se escreve pouco minimiza essa variável, no entanto reduz à sua
base argumentativa. Assim, o texto não deve ser nem prolixo, nem
lacônico, isto é, não se deve escrever demais e não dizer nada, nem
muito menos utilizar ideias incompletas ou reduzidas. Um texto entre 18 e
20 linhas é considerado razoável e dá para defender as ideias de forma
coerente. O aluno deve apresentar, no mínimo, um parágrafo de
desenvolvimento que deve ser maior que a introdução e que a conclusão.
Mas para que a seu ponto de vista esteja bem apresentado, a minha
recomendação é construir dois parágrafos de desenvolvimento com mais ou
menos 5 linhas cada parágrafo.
O candidato perde pontos durante a correção se apresentar argumentos radicais no texto?
CC – Este é um ponto muito importante para se
conversar, o candidato que apresentar argumentos que vão de encontro aos
direitos humanos terá sua redação zerada, inclusive tal informação
consta no Manual do Enem. O argumento não tem que ser
radical, ele tem que ser relevante, coerente e bem articulado, para,
assim, convencer o corretor do posicionamento defendido pelo candidato.
Dizer que as “mulheres se expõem demais”, que “muçulmanos são
perigosos”, que “pobre e negro não deveriam ter acesso às universidades”
são posicionamentos radicais e que vão de encontro aos direitos
humanos.
O que pode causar a anulação de uma redação?
CC – Fuga ao gênero textual solicitado – o gênero
solicitado pelo ENEM é o dissertativo/argumentativo. Nessa modalidade
textual, o candidato deve assumir uma posição em relação ao tema, reunir
argumentos e construir o seu texto. A Competência III é descrita na
matriz como a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e
interpretar fatos, informações, opiniões e argumentos em defesa de um
ponto de vista. Trata-se, portanto, de um conjunto de quatro habilidades
codependentes relacionadas à construção da coerência textual e
condicionadas à existência de um ponto de vista. Assim, se o aluno deixa
de fazer isso, ele terá sua redação eliminada. Fazer um poema, um
desenho, ou produzir quaisquer outros gêneros textuais diversos do
solicitado incorre em zero na redação do Enem.
Fuga ao tema – Compreender um tema é tão importante
quanto selecionar bons argumentos, se o candidato interpreta mal, ou
seja, não compreende o tema, e produz um texto com um assunto diferente
do que consta na proposta de redação ele terá sua redação zerada.
Desrespeito aos direitos humanos – respeitar os
direitos humanos é uma exigência para a construção do texto do ENEM,
assim ideias que denigrem, humilham ou expõem ao ridículo uma pessoa,
religião, nação, entre outros, pode levar o candidato a tirar zero na
redação.
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