Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo! Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; "Nossos bosques têm mais vida", "Nossa vida" no teu seio "mais amores." Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula - "Paz no futuro e glória no passado." Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

REDAÇÃO: A redução da maioridade penal

A recente morte de um menino de sete anos arrastado brutalmente por vários quilômetros cometido por bandidos entre os quais alguns menos de idade reacendeu a pauta sobre a redução da maioridade penal.
O primeiro aspecto ressaltado ao falar-se em criminalidade, é a discussão sobre a que idade um jovem passaria a responder inteiramente pelos seus atos. Segundo uma pesquisa recente feita pelo site Uol, 88% dos entrevistados são a favor da redução penal para 16 anos.
Considera-se também que os argumentos para essa redução são fortes. Já que uma pessoa com 16 anos pode votar, dirigir e consumir bebidas alcoólicas, por que não poder responder pelos seus atos?
Em contraposição, essa redução poderia acarretar ainda mais danos. Jovens revoltados entrando cada vez mais na criminalidade, no tráfico e na prostituição.
Por fim, admito que a redução da maioridade penal não seja a grande solução de tamanha criminalidade. Medidas devem ser tomadas quanto à criação de projetos que tire o menor das ruas, e que o faça sentir interesse pelos estudos e pelo esporte. Só assim tentaremos garantir um futuro livre de jovens presos ao crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário